quarta-feira, 29 de julho de 2015

[leituras] A Arte de Voar

Título: A Arte de Voar
Argumento: Altarriba
Desenho: Kim
Páginas: 208
Ano: 2009

Na sequência de O Diário do Meu Pai mais um livro desta colecção de Levoir que nos conta a vida de um pai pelas palavras de um filho. Mas desta vez a coisa é completamente diferente.

O livro retrata a vida de um homem que nos é apresentado desde início como alguém que no seu estado de velhice decidiu acabar com a vida atirando-se de uma janela do lar onde se encontrava. Acabamos por ir ao encontro de todas as peripécias que culminaram naquele momento. Ver o lado de dentro da vida de alguém, semi de dentro, semi de fora, acaba por ser uma versão diferente do que costuma ser feito.

Porque os semis? Porque todo o livro é contado na primeiro pessoa mas pelo filho, que se assume agora na personalidade do pai. Eu aqui torço o nariz: isto é uma maneira engraçada de por a coisa mas não me agrada muito. Percebo o que quer fazer mas a mim, pessoalmente, não me fascina. Não vamos por ninguém no lugar de ninguém, acho que ficava melhor. Mas enfim.

A história do Sr. Altarriba é muito rica, com muitas aventuras e desventuras, muitas voltas numa vida das mais variadas e mexidas que já ouvi falar. Acompanhamos a evolução do homem, o crescimento como pessoa, as dúvidas inerentes a situações complicadas, enfim, acompanhamos realmente uma vida, em todas as suas valências. 

As ilustrações são muito, muito bonitas, com um detalhe muito curioso e pormenorizado e desenhos que realmente dão gosto de ver passar página após página. 

É um bom livro, interessante e com uma perspectiva da vida diferente daquela que costuma existir nos livros. Eu gostei, não fiquei absolutamente fascinada mas foi uma boa leitura.


Sem comentários:

Enviar um comentário