quarta-feira, 8 de julho de 2015

[leituras] Orquídea Negra

Título: Orquídea Negra
Argumento: Neil Gaiman
Desenho: Dave McKean
Páginas: 144
Ano: 1990

Li este livro pela segunda vez e a única lembrança que tinha bem assente era a de que este livro era mediano. Infelizmente lendo uma segunda vez a opinião mantém-se mas mesmo assim com menos fé.

O livro é curioso, está dentro da história do Swamp Thing, do Floronic Man e da Poison Ivy mas é um bocado, nem sei bem como dizer, mas talvez abstracto? Perdido? Disperso? Tem menos história, é um livro bonito (Sr McKean não deixa essas coisas em mãos alheias, embora se me estou a lembrar bem, este é o livro mais fraquinho que já lhe vi) mas não chega. Soa a pouco, soa a vão...

Se calhar já sou eu que tenho um problema próprio com o livro mas não me consegue cativar. Sinto falta de mais movimento. As mulheres árvore são uma ideia muito boa, muito interessante, as cores e jogos com as cores, texturas e forma da natureza estão muito bem apanhadas mas a mim soa-me a pouco. 

Isto parece demasiado caído do céu, talvez. Tem umas ligações com outras coisas que me levantaram logo a orelha, tem uma história bizarra e diferente que nos deixa expectantes a ver o que vem dali mas depois o retorno que nos dá não me parece muito. 

Gosto imenso de Gaiman, gosto imenso de McKean mas neste caso não lhes consigo dar as minhas 5 estrelas, sinto que está mais mediano do que bom! Acho que tenho de reler a história de quando se troca um Pai por dois peixinhos para me aproximar novamente do Gaiman e do McKean, que esse sim é um livro que adorei ler!


Sem comentários:

Enviar um comentário