sexta-feira, 24 de julho de 2015

[leituras] Matiné

Título: Matiné
Argumento: Magno Costa
Desenho: Magno Costa, Marcelo Costa, Márcio Moreno, Magenta King, Dalts
Páginas: 80
Ano: 2013


Eu acho que algures já tinha pegado neste livro. Não acho difícil: edição da Polvo, uma boa capa, um aspecto estranho, de certeza que já tinha pegado nele mesmo que não me tenha entusiasmado ou tido tempo para investigar!

Agora pegando nisto: três histórias, com umas temáticas muito curiosas e postas de uma forma muito interessante. Esta capa é fascinante, para começar. É forte e é bruta e dá-nos uma ideia logo à partida de um livro com acção, a sério. 

O Estranho Sem Nome é sem margem de dúvida o melhor conto dos três. É brutal, com um bando de pessoal a acabar morto, é interessante, é misterioso e tem o melhor fim possível para a história apresentada. Um fim perfeito, como há poucos! 

O Velho já é um pouco diferente. É igualmente intenso, tem uma parte mais emotiva associada, o ver dos laços que ligam as pessoas a levar a todas as atitudes que sejam necessárias. Há um objectivo a cumprir e se era fácil cair no facilitismo e previsibilidade ainda bem que o não fizeram. Foi também uma óptima leitura que apenas reforçou a boa imagem do livro que o primeiro conto tinha criado.

A Mariposa foi o que menos gostei. É engraçado mas não consegue manter-se à tona quando no contexto dos outros dois. Dá-nos detalhes muito directos de relações entre os contos que aqui nem acho que façam sentido. Ou teriam de ser explorados doutra maneira ou mais valia ter ficado sem esse ponto. Enfim, é uma história mais estranha e com muito menos força que as restantes, que acaba por não pegar muito. Para fim de livro foi uma pena.

Ainda antes de ler o livro chamaram-me a atenção para um pormenor especialmente interessante: em todas as histórias foi arranjada uma maneira de inserir uma "arte convidada". Flashback, ou pensamento mas há claramente uma diferença a meio das histórias que vêm doutra mão. Ficou uma "brincadeira" que encaixa muito bem nas histórias e que só mostra o bom trabalho de todos os envolvidos neste Matiné.







Sem comentários:

Enviar um comentário