segunda-feira, 24 de novembro de 2014

[leituras] Doctor Who: Who-ology


TítuloDoctor Who: Who-ology
Autor: Cavan Scott, Mark Wright
Páginas: 384
Ano: 2013


Não sei se abençoo ou amaldiçoo o dia em que perguntei o que era aquela Police Box que encontrava com frequência na internet. Daí a delirar a partir do momento em que se ouve o genérico não demorou muito.

Doctor Who entrou de mansinho, como quem não quer a coisa mas rapidamente subiu no meu ranking de series para estar muito muito acima de outra qualquer que tenha visto.

Felizmente a pessoa a quem recorri quanto à police box é fã irremediável e, mais importante ainda, meu namorado. E isso é bom porque? Porque lhe ofereci este livro e o livro é dele e todo dele, mas dá para os dois! :)

Dito isto, tanta tabela! O livro é muito à base de factos sobre a série, pormenores sobre personagens e actores, pequenos detalhes que são engraçados de saber. E isto é, de certa forma, um risco. Até que ponto um detalhe é mesmo interessante? Quando é que passa a ser tão detalhe que já não importa e é só aborrecido? A linha é ténue mas aqui, na maior parte do livro, conseguem manter-se a tona desse pormenor e levar as coisas a bom porto.

Mas já muitos actores entraram e saíram da série. E não só em televisão, mas nos livros e em audio. Resultado: depois de 50 anos Doctor Who é um mar de gente, uma confusão de quem fez o quê, e com quem, e onde,... E isso está quase tudo aqui! Tabelas infindáveis, é verdade, mas que sabem bem ao passar os olhos e ver o mundo que já é Doctor Who!

Acho que o livro tem pormenores interessante, tem pequenas deixas para os fãs, pequenos detalhes que só um whovian conhece, e pode ser uma palavra mas nos percebemos e sorrimos por dentro com a nossa nerdice. (Spoilers *.*)

Mas tem muitas tabelas, tabelas para tudo, parece um catálogo de uma farmacêutica com os medicamentos, composição, princípio activo, ano de criação, mas com companions, primeiras e últimas palavras, quando entrou e quando saiu, porque saiu, ... e isto torna-se interessante mas torna o livro mais de consulta do que de leitura. É uma mini enciclopédia de factos Doctor Who'ianos para irmos buscar quando teimamos com alguém em que ano entrou um dado companion ou quem foram as mulheres do Doctor.

É sem dúvida o primeiro de muitos que hei de ler destas coisas mas para começar já deixou a fasquia alta. E a minha curiosidade acompanha o meu interesse nos crescimentos exponenciais... ... ... Lá terei de continuar a ver a série, não é? 

2 comentários: