segunda-feira, 10 de novembro de 2014

[leituras] Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes


Título: Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes
Autor: David Soares
Páginas: 279
Ano: 2012


Há uns tempos atrás - ah, já lá vão três anos - fui apresentada à obra de David Soares, alguém que eventualmente tinha de fazer parte das minhas leituras, inevitavelmente.

Na altura emprestaram-me o Ossos do Arco Iris e fiquei deliciada, um autor que conseguia dar-me uma coisa que não encontrava muito: desconforto, nojo, desprezo por uma leitura. E isto - mesmo que não pareça - é um elogio. Poucas leituras conseguem fazer sentir - realmente - alguma coisa no leitor e eu sou particularmente picuinhas. Mas neste caso não. Fiquei realmente enojada com algumas das coisas que li e por isso o meu muito obrigado.

A partir daí comecei a acompanhar de mais perto o que fazia este senhor e certo e que já li a maior parte das coisas que tem publicadas.

Nos últimos tempos tivemos uma quebra, eu e estes livros. Desde que li o Palmas para o esquilo que fiquei desiludida e decidi fazer uma pausa - até porque a fonte estava a secar. Mas algo é mais forte de que as minhas pequenas forças de humana e há sempre aquele livro, aquele que nos deixa a sonhar quando o vemos e quando o compramos parece que a nossa biblioteca antes não fazia sentido. Pois que este compêndio foi assim para mim. Desde que saiu que o andava a namorar, coisa não coisa, compra não compra, ainda tenho muito para ler e tal e eis que chega o Fórum Fantástico do ano passado e eis que como que uma aura dourada que sobressai: Compêndio a 5euros. Não podia ficar ali a estragar-se, não era?

Mas porque tanto fascínio com isto? Simples, eu sou uma rapariga estranha, que gosta de coisas estranhas, quanto mais estranha melhor. Agora reparem neste nome: Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes. Preciso de dizer mais alguma coisa?

Se há livro que não esperava, de todo, que me falhasse seria este e não me enganei. Quanto à escrita, histórias ou estilo de David Soares muito se poderá dizer mas quanto às suas investigações bibliográficas não consigo ter grandes dúvidas de que conseguiria fazer qualquer coisa de extraordinário. E assim foi. Muitos dos temas que eu realmente acho fascinantes estão por aqui, sejam eles cabeças encolhidas - FINALMENTE! o que eu desespero por mais coisas sobre cabeças encolhidas! - ou alquimia. 

Eu tive realmente de me conter enquanto lia este livro, longe de um computador ou acesso a internet senão não o acabava. Isto é uma autêntica lista de coisas a investigar. Em cada um dos casos que aqui são explorados há milhentas referencias a coisas que têm um aspecto tao interessante.

Eu gosto bastante da ficção de David Soares, já tenho o Lisboa Triunfante a jeito para uma leitura próxima, mas se há coisa que gostaria de ver mais com David Soares era não ficção, obras como esta, que exploram os conhecimentos mais estranhos e obscuros que por aí andam. Isto foi mesmo tão bom! E tenho praticamente a certeza que mais coisas do género - que nem precisavam de ser relacionadas de alguma maneira com o oculto, a ideia que tenho é que um livro de história contado pelas mãos deste senhor traria não só as coisas superficialmente interessantes mas detalhes escondidos num rodapé de um livro esquecido e que poucos mais que David Soares terão lido.

O que me dá algum medo é que depois se "esticasse" para além do necessário seja no palavreado por vezes tão erudito que nem com um dicionário ao lado uma pessoa lá vai ou que se estendesse por meandros já demasiado aprofundados e que tornariam o livro desinteressante.

De qualquer das formas este livro é genial, muito muito muito bom! Gostei imenso e pronto, fiz um bocadinho as pazes com estes livros. Lisboa Triunfante, não demoras muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário