quarta-feira, 5 de novembro de 2014

[leituras] 300




Título: 300

Autor: Frank Miller
Cor: Lynn Varley
Páginas: 117
Ano: 1998

Aqui há tempos vi o filme. Não posso dizer que foi pelas críticas que tinha a minha volta, embora muitos me dissessem que o filme era porreiro ninguém mo descrevia como sendo uma coisa de outro mundo. À parte da qualidade cinematográfica tinha a parcela feminina em delírio com 300 gajos nus.

Sendo assim a coisa não ia mal parada e pareceu-me uma boa ideia experimentar (embora no meu caso o que eu queria era sangue e tripas a moda de Spartacus! Assim sim vale a pena ver séries).

Depois de ter visto o filme e de todas as três categorias me terem falhado, ou pelo menos nenhuma me fascinou particularmente, descobri esta BD. Frank Miller, que não costuma falhar, misturado com sangue e tripas. Quero!

E não desiludiu, embora também não tenha sido genial. As ilustrações são óptimas como não podia deixar de ser e a historia é a mesma do filme por isso não podia trazer grande surpresa.

Ter 300 homens numa demanda que quase desde o início se anuncia ser suicídio podia ser aborrecido mas acabamos por acompanhar tudo aquilo e ver se no fim de tudo não haverá mesmo possibilidade de mudar o rumo da coisa, se calhar até se safam, se calhar isto não vai acabar assim tão mal. Claro que a história é mais do que conhecida e no fim já se sabe o que acontece mas enquanto se está a ler vê-se aquela valentia toda, aquela força junta que dá esperança até ao leitor. 

Ainda assim aqueles moços são espertos e valentes, diga-se de passagem que especialmente a segunda, se não veja-se:

"I trust that scratch hasn't made you useless!" "Hardly my lord it as only an eye. The gods saw fit to grace me with a spare"

Quem e que precisa de dois olhos? Completamente sobrevalorizado!

Resumindo, é bom, está bem feito e tem uma boa matança para quem gosta destas coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário