sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[leituras] Comandante Serralves - Despojos de Guerra

Título: Comandante Serralves - Despojos de Guerra
Autores: Carlos Silva, Inês Montenegro, Vítor Frazão, Ana Filipa Ferreira, Joel Pulga, Rui Leite
Páginas: 154
Ano: 2014

Eu tinha uma boa ideia deste projecto. Parecia-me ter potencial, via-lhe uma porta muito bem composta para ser um livro bem porreiro e com muito para dar.

Não me enganei muito!

A ideia é original, bem apanhada e bem concretizada. Temos seis mãos a pegar neste mundo universal, unificado e separado ao mesmo tempo, com um Comandante inteligente. de olhos verdes, que vai trocando de corpo à medida que aquele onde estava morre. Uma transferência de personalidade que acaba por matar a pessoa que "doa" o corpo. É uma ideia que pode ser muito bem apanhada - só fiquei com medo que caíssem numa onda do Nómada da Meyer mas o perigo passou, por enquanto.

Embora sejas várias partes, em diferentes tempos com diferentes situações está tudo muito ligado na mesma história e de uma maneira geral o livro podia ter sido escrito por uma mão. Há distinções nos textos, nos tipos de escrita, mas está bastante uniforme, para o lado bom e mau que isso possa ter. Por isso não os quero separar, gostei do livro como um todo, esteve melhor do que pensei a início. A escrita nalgumas partes está realmente boa e cativou-me bastante. 

Ao ler isto os tiques do tipo lembraram-me um amigo meu e portanto li o livro com um Comandante Serralves mais "real", e imaginá-lo a passar as várias situações que são retratadas no livro é bem engraçado.

Mas enfim, o livro é bom, fiquei contente por ter uma qualidade elevada e não ser só mais uma colectânea que junta coisas e as apresenta em forma de livro. É uma coisa estruturada, bem pensada, dinâmica e com muito potencial para continuar. Por vezes as histórias deixavam a vontade de continuara a saber o que se passou ali, qual seria o fim que aquele momento teria. Por aí talvez gostasse que tivessem feito as coisas de outra forma, mas e daí sei lá, ainda muito pode vir deste projecto.

Vou ficar à espera, vou querer ver mais e ver o que é que esta gente apresenta mais. A qualidade que não diminua e as coisas que continuem a sair.


2 comentários:

  1. A transferência da mente para outro corpo nao é minimamente original. Há pelo menos dois classicos que abordam isso. E um deles inventou o conceito. "Carbono Alterado" e " A guerra é para os velhos". Dois classicos que figuram no top 20 dos sci fi de todos os tempos e que por acaso eu já li. Já tenho o Comandante Serralves mas ainda nao li. Espero que a qualidade seja proporcional à expetativa. O projeto promete. Vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade! Mea culpa! O que queria dizer era que mesmo pegando na ideia - não original, sim - conseguem criar algo interessante, que não é monótono e que, dentro do que já há, é bom! Eu gostei do livro e fiquei positivamente surpreendida com o que li!
      Por acaso ainda não li nenhum desses dois livros embora estejam na minha lista de "A Ler" há já uns tempos.

      Eliminar