sexta-feira, 23 de outubro de 2015

[leituras] League of Extraordinary Gentleman

Título: League of Extraordinary Gentlemen
Argumento: Alan Moore
Desenho: Kevin O'Neill
Páginas: 416
Ano: 2005

Isto vinha com muito boas recomendações, a edição já sabia que era lindíssima e magnífica, só me faltava mesmo ler.

E não fiquei nada desiludida.A história é brilhante, as personagens são caracterizadas especialmente bem, com todo o cuidado e consistência ao longo de todo o livro, a arte é estupidamente boa, eu nem sei.

A ideia de juntar personagens tão diferentes, em personalidade, cultura e vivências é muito boa, e os relacionamentos que se criam nesse sentido são sempre interessantes de analisar!

Senão vejamos o grupo: Wihelmina Murray (Dracula), Capitão Nemo (Jules Verne), Dr. Jeckill, ou Mr. Hyde, depende (Stevenson), Allan Quatermain (Minas do Rei Salomão), Griffin (H.G.Wells - Invisible Man). É preciso dizer alguma coisa? Isto é o livro mais do que certo para os geekzinhos que devoram estas coisas! É simplesmente perfeito! 

Eu de certeza que não apanhei todas as referências espalhadas ao longo do livro, embora tenha apanhado umas poucas, mas ainda me falta estaleca para conseguir apanhar este livro de forma completa. E aí isto ainda se orna melhor!

Para mim o livro só tem um problema. O livro é essencialmente dividido em duas partes, e no fim de cada parte, de BD, temos umas páginas de narrativa. O problema é que é um texto muito mais pesado, bem denso, e que depois do embalo que uma pessoa leva da história é um contraste demasiado grande. 

Essas partes até são interessantes mas é demasiado pesado e naquele contexto não acho que faça sentido. 

Agora, deixando isso de parte, tenho de chamar a atenção para que este é um livro que sendo muito completo e que envolve várias temáticas, várias situações do mais diverso possível. Há violações, há morte, há aventura, há amor, há muita coisa mesmo. 

E há Mr. Hyde a ser brutal, a ser o monstro que todos os chamam mas com retoques brilhantes entre o mórbido e a justiça! Uma das personagens que mais gostei de encontrar ao longo de todo o livro, sem margem de dúvida.

É um verdadeiro livro para apreciadores de literatura, é um excelente livro para quem conhece e para quem não conhece, mais que não seja pela curiosidade que desperta em várias áreas e obras.

Grande, grande livro. E um dia quando for mais crescida releio, e ainda me vai saber melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário