sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

[cinema] Guardians of the Galaxy




Título: The Guardians of the Galaxy
Argumento: James Gunn, Nicole Perlman
Realização: James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Vin Diesel, Bradley Cooper, Zoe Saldana, Dave Batista
Duração: 121 min
Ano: 2014


Há filmes que têm um sucesso estrondoso e toda a gente fica a falar deles. Vivendo eu no meio de comunidades nerds coisas do estilo deste filme são-me bombardeadas a toda a hora com os prós e os contras todos que se possam imaginar.

Vi o trailer assim que saiu e soou-me a que este filme tinha potencial para ser qualquer coisa de especial! As pessoas à minha volta que viram o filme falaram-me bem dele. E sendo completamente honesta tem seres estranhos, mundos estranhos, situações estranhas e agradou-me a ideia!

Muitas explosões, muita onda de lasers mortais em estilo Star Wars e um grupo de completos malucos - para não dizer pior ainda - que se juntam por motivos pouco convencionais. E logo que grupo. Acho que em sítio nenhum se arranja grupo mais heterogeneo. 

Agora, há um ponto a favor de tudo isto que me fez por este filme um pouco mais acima na categoria! Um tipo com algum gingar natural, com uma nave, a qual usa para fazer umas patifarias de vez em quando? Com uma equipa com elementos muito diferentes, alguns muito muito diferentes, moças hardcore e situações de porrada iminente? Pode ser só a mim que me faz o click mas a certa altura pensei: este tipo está a caminhar para ser o Mal! Captain Malcom Reynolds, dono da bela Serenity. Não tem nada a ver, entenda-se. Tomara algum dia este Starlord chegar a metade do nível do Mal mas o certo é que a ideia me passou pela cabeça e não consigo ser completamente imparcial aí. Aquela série ainda hoje me dá saudades!

Karen Gillan como Nebula também me surpreendeu. Eu habituadinha a ela como Amy Pond e aparece-me careca, vingativa e um bocado psicótica. Infelizmente o ar de alien não é muito a coisa dela mas ainda assim a ser uma coisa bem treinada podia ser muito interessante. Conseguiu ter momentos loucos e momentos interessantes, badass!

Mas nada bate o Groot! Digam o que disserem! Ele é adorável, ele é útil, ele é forte, ele é interessante! I AM GROOT devia passar a ser uma coisa qualquer importante! Já para não falar nos momentos de beleza pura que ele consegue, com aquelas luzinhas pequenas e o adorável que ele fica a dançar enquanto pequeno rebento!

Os efeitos visuais estão muito bons, cores definição, explosões, torna-se tudo muito mais real e engraçado. Às vezes até demais!

Mas de uma maneira geral gostei imenso do filme, divertido, com um argumento que para mim podia ser um bocadinho mais detalhado, mais geekzinho mas que ainda assim está bastante bom, a ir buscar várias personagens interessantes, com actores bem escolhidos para o papel, em situações típicas destes mundos heróicos.

Esperemos pelo que ainda veremos deste grupo que contra tudo o que se pudesse dizer ainda sobrevive para contar a história, e pelos vistos continuá-la...

8 comentários:

  1. O filme já foi bastante geek, e até foi demais, para o objectivo deles (que cumpriram em grande estilo): fazer algo completamente diferente daquilo a que a Marvel nos habituou, mas agradando aos mesmos fãs e chamar ainda mais. Desse ponto de vista, foi qualquer coisa.

    E a importância do filme enquanto revitalização da FC cinematográfica? Numa altura em que parece que TUDO tem de ser distópico e horrível, tens aqui um filme leve, mas não inconsequente, com humor certeiro até nas cenas mais dramáticas... Melhor que isto, não sei, e a bitola para os próximos filmes da Marvel está elevada, está...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não achei assim tanto. Concordo com essa segunda parte, nesta altura está tudo muito focado num género e quanto a mim estão a bater e bater sempre na mesma tecla, que é boa mas não é para qualquer um que a queira. E nessa perspectiva sim senhor, é um filme completamente diferente e interessante, bem feito. Mas epah, o filme em si não tem nada de mais. Dá-me um exemplo que esteja realmente bom no filme. O que é que o faz assim tão bom? É que sinceramente acho que é um filme bom, engraçado, bem feito mas não traz grande coisa de novo - esquece a parte do contexto actual, porque isso nem vale a pena! É diferente da base da Marvel, concordo, mas não achei nada de especial. É mais goofy, junta pessoas mais estranhas e vai buscar pessoal novo que lança a escada para muitas coisas novas que ainda podem, e vão, fazer. Mas agarra no filme e fala-me DO FILME, não do contexto. O que é que tem assim de tão extraordinário? Que eu veja tem mesmo muito pouco ...

      Eliminar
  2. O facto de duas das melhores personagens serem completely cgi'ed? E o facto de nunca as interacções entre essas personagens e as personagens reais parecerem falsas ou forçadas?

    E também a forma como se agarra à mitologia da Marvel sem cair no exagero...

    E o humor? Mein gauss, o humor... os filmes da Marvel já são goofy por natureza, mas este é completamente bonkers, e ainda assim consegue ser sério e tratar de questões sérias e ter momentos dramáticos - muitas vezes recheados de humor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem boas personagens, sim. Está dentro do Universo Marvel, sim. É divertido, sim. Mas não tem nada de mais. Se fores a ver os Avengers também tem coisas divertidíssimas. Também tem personagens muito boas e bem feitas. Também está bem inserido no Universo. Não vejo o porquê de este estar acima desse. Para mim há certas cenas dos Avengers que batem este filme aos pontos, por exemplo. Não acho mesmo que este esteja alguma coisa de revolucionário ou de extraordinário comparado com os outros. É um filme bom. Não é um filme melhor.

      Eliminar
    2. Os Avengers tinham uma vantagem: zero de personagens novas. Todos os heróis e até o vilão em grande destaque já tinham tido bastante tempo de antena e eram unanimemente adorados pelo público. O filme só teve que os juntar a todos e abrir os bolsos para receber dinheiro.

      É claro que fez um excelente trabalho, em termos de entretenimento é um filme fantástico... Mas este? Só há aqui duas personagens que já conhecíamos, Thanos e o Colector, ambos com intervenções menores e ambos de cenas pós-créditos de outros filmes.

      E ainda assim, ficou um filme fantástico.

      Eliminar
    3. E eles aqui continuaram sem arriscar muito, basta ver que as personagens que tens - e que sim tens razão, são novas e ainda não tinham carinho do público - são claramente banais. Qualquer uma delas é awesome mas o caminho ais simples: o Starlord: um tipo com a mania, engraçado e engatatão mas que no fundo é um bom rapaz e salva a maralha toda; o Groot é o ponto fofo no meio disto tudo, estava automaticamente destinado a ser amado incondicionadamente; o Rocket é um maníaco chanfrado que tem piada e gosta de big guns... Vês aqui algum tipo de risco? É que eu não.. Embora não sejam personagens conhecidas são personagens cujas características são já escolhidas a dedo e moldadas para serem sucessos.

      Eliminar
    4. Estás a falar de uma space opera cómica com dois protagonistas que são uma árvore que só diz três palavras, e um guaxinim falante e mal educado, num contexto em que ainda há medo de ter um filme de super heróis com uma protagonista feminina. Nem compares!

      Eliminar
    5. O meu ponto mantém-se: é uma árvore que diz três palavras, tem um comportamento adorável e os momentos bonitos do filme são todos à volta dele; é um guaxinim falante mal educado - só por aí devias ver alguma coisa. E sim, uma protagonista é feminina e foste o primeiro a dizer que é uma personagem mediana que não apela a nada. Por isso sim, as personagens que têm relevo não são nenhuma aposta, são boas personagens porque puxam aos gostos do público de maneira bem directa.

      Eliminar