domingo, 14 de dezembro de 2014

Livros em todo o lado!

A promoção da leitura tem tido desenvolvimentos nos últimos tempos e de uma maneira ou outra há tentativas a serem feitas para que as pessoas comecem a ler mais.

A eficácia dessas tentativas é bastante discutível mas há sítios onde ideias aparecem e podem realmente ser muito bem pensadas. Aqui há tempos descobri algures na internet que na Rússia começaram um biblioteca virtual nos transportes públicos, especialmente no metro. E eu por bandas portuguesas acho que isto seria qualquer coisa de interessante de se ter por aqui. Não que tenha falta de livros ou meios de os ler mas já me aconteceu estar sem nada para ler porque acabei o que tinha, porque me esqueci ou porque não tinha espaço e assim resolvia-se tudo.

Este tipo de iniciativas que vão de encontro às rotinas das pessoas acabam por ser as melhores senão vejamos, todos os dias milhares de pessoas usam os transportes e muitas apenas perdem tempo nesse bocado. Estando à espera do metro e não tendo nada que fazer porque não? É um livro que se começa a ler, é qualquer coisa que se vai fazendo em vez de ficar a olhar para as paredes.

Não sei até que ponto muita gente aderiu ou está a aderir à iniciativa mas estando bem divulgada e realmente de fácil acesso como é descrito até era coisa para pegar.

No meu caso não posso ser exemplo porque se há mais livros para ler eu hei-de andar por lá, especialmente se a selecção disponível for interessante. Neste caso a lista inicial tinha livros que ainda hei-de ler - mesmo sem ir à Rússia.

Por agora a iniciativa ainda está o início, a biblioteca ainda é pequenina mas tem todo o potencial para se expandir e tornar qualquer coisa mais do que é.

Pessoalmente gostaria imenso que fizessem uma coisa destas mais por cá. Sei que eu dava-lhe uso e como eu acredito que muitas mais pessoas. Não acredito que seja uma coisa propriamente difícil de implementar - embora não perceba nada disso - e era uma boa forma de promoção. Eu vou ficar à espera, at+e tenho alguma esperança que coisas do género sejam feitas por cá!

2 comentários: