quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

[leituras] A vida numa colher [Beterraba]





Título: A vida numa colher [Beterraba]
Autor: Miguel Rocha
Páginas: 120
Ano: 2003

A Polvo é uma editora que poucas vezes me desilude, os livros editados costumam ter sempre uma qualidade bastante boa, tanto em cor, imagem ou argumento. 

Desta vez no meio do Alentejo Oligário constrói a sua vida num terreno primariamente baldio. Nada ali cresce com excepção das beterrabas, essas sim que crescem em proporções desmedidas. É nesse terreno que vai estabelecendo a sua casa e a sua família. A casa vai sendo construída ao mesmo tempo que filhas vão nascendo. Por muitas tentativas feitas nenhum rapaz acaba por nascer quando era esse o desejo daquele pai.

Aquela família cresce isolada, sem grande contacto com as maneiras de agir do mundo fora daquele terreno e quando o contraste se junta podem surgir situações interessantes.

Embora de uma maneira geral a ideia me tenha parecido interessante não me conseguiu chamar propriamente a atenção. A história embora curiosa não está bem explorada, não está clara e acaba por tornar a ideia geral confusa e pouco conexa.

Embora tenha gostado das cores utilizadas, muitos amarelos e vermelhos, a dar mesmo a ideia de sol, calor, searas, Alentejo, as imagens em si não me chamaram muito. Talvez isso também tenho influência naquilo que achei da história porque um bom livro de BD adequa bem as imagens com a escritas, ligam de maneira a que consigamos ler e ver o livro como uno. Aqui as imagens são esbatidas, pouco nítidas, com contornos algo grosseiros e para mim não jogou bem com a ideia a passar, tornou o livro mais pesado e menos ligado à terra. A cor que nos insere num sítio não joga com as imagens que nos inserem noutro.

O livro é engraçado e possivelmente lerei outra vez para tentar ter outra perspectiva da coisa mas por enquanto não me conquistou!


Sem comentários:

Enviar um comentário