quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[leituras] Os Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap


TítuloOs Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap
Autor: José Carlos Fernandes
Páginas: 35
Ano: 2007

Aqui há tempos encontrei uma BD chamada o Um Catálogo de Sonhos e fiquei absolutamente fascinada com aquilo que li. Simples mas com uma história bonita e bem construída.

Nas minhas navegações descobri outras duas BD, também pequeninas e com ar de pouco pegadas, do mesmo autor. Agarrei logo nelas na esperança de mais um livro surpreendente, confesso.

O primeiro dos dois foi este: Os Pesadelos Fiscais de Porfírio Zap. Eu abomino burocracia e assuntos relacionados com grandes doses dela, sejam nas áreas de gestão e/ou economias. E pior, nunca, desde pequenita, fui fã daqueles "livros educativos" que nos tentam incutir uma data de ideias pré-concebidas. Parece que foram todos feito pelo Goebbels e temos uma propaganda nazi espalhada por aí - se bem que muitos nem a metade da qualidade do dito nazi, coitados.

Aqui fiquei logo de sobreaviso: o prefácio vinha da Direcção Geral dos Impostos. Ahhh... 

O sr. Porfirio Zap tem uma empresa. No ano passado a empresa do sr. Zap deu muito lucro o que fez com que passasse para o escalão seguinte do IRS. Assim recebeu uma carta para pagar o que faltava pela subida de escalão. Indignado por ter tudo em ordem e ainda lhe cobrarem mais dinheiro resolveu desistir de Portugal e criar o seu próprio estado. Como é óbvio as ruas deixaram de ter manutenção e criaram imensos buracos, não havendo polícia as ruas eram um perigo, ... o sr. Porfírio percebeu que não seria assim tão bem pensado desistir do estado português, ainda que pagando mais IRS e como tal voltou com a sua decisão atrás.

O problema que eu tenho com isto é claro, ou não? Sim, o estado em que vivemos é bom. Sim, devemos estar muito agradecidos pelo estado que temos.

Não gosto deste tipo de livros. Embora os desenhos estejam bem feitinhos. Mas não, não vou começar a adorar pagar os impostos, desculpem lá.

A minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário