domingo, 21 de dezembro de 2014

O que há em mim é sobretudo cansaço...


Ao escrever este titulo lembro-me de duas pessoas, uma que começará a ler com o sobrolho alçado e outra que o faria de olhos bem abertos só com o entusiasmo. A seguir por este caminho escrevia tudo menos o que queria e por isso deixo só a nota que achei curiosa: nove palavrinhas apenas - que nada dizem - e a influência que podem ter no que seja que fazemos.

No Universo em que vivo com mais frequência nos últimos tempos, estou puramente cansada. Apetece-me dormir por umas semanas sem fazer o que fosse. Isto é dito da boca para fora, sou demasiado irrequieta para conseguir tal feito mas ainda assim é aquilo que só de pensar me dá mais prazer.

Escrevo com uma caneca de chá bem quente nas mãos, como faço com mais frequência do que é normal, a ver se aqueço um bocadinho ao mesmo tempo que a minha cabeça me manda para a cama. E isso acaba por se reflectir no quê? Em tudo! E uma das coisas que noto que sofre rapidamente com este meu mal é a minha parte de leituras. Fico cansada, com pouca vontade de fazer trabalhar a cabeça. Leituras leves? Fazem-se com bastante calma! Leituras mais interessantes que muitas das vezes implicam mais um bocadinho de esforço mental já não consigo. 

Aconteceu-me há dois dias, pegar num livro que sei ser interessante e que me vai cativar com bastante força mas li o primeiro capítulo e não retive metade do que li. Não identifiquei beleza literária, num autor que a tem a rodos, não lia completamente as frases, tentava perceber a história com uma leitura na diagonal. Ler assim não é ler e recuso-me a dizer que li um livro se assim o fiz. Resultado? Arrumei o livro, fica para outros tempos em que o meu cérebro colabore com o resto e me permita ler a absorver tudo o que está ali para mim!


Mas então como passar os próximos tempos no campo das minhas leituras? De forma minimal! Não consigo deixar de ler, nunca conseguiria fazer tal coisa, mas vou ler menos e descansar mais. Se calhar em vez de ler um grande livro vou antes ler um livro mais "fast food". 

Certo é que descansar é essencial! Os planos para leituras em 2015 são muitos e com objectivos bem definidos - coisa que nunca fiz na vida! Estou muito entusiasmada com o meu ano literário de 2015 que promete revolucionar as minhas bases e o meu reportório. Para isso preciso de descansar! Para isso preciso de absorver tudo o que os próximos livros me trarão e sem dúvida que não vou querer perder nada disso!


2 comentários: