sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

[cinema] The Danish Girl (A Rapariga Dinamarquesa)

IMBD
Trailer

Começo a ver um padrão nos filmes que vejo com o Redmayne: a fotografia é sempre o ponto forte e o argumento o ponto fraco.

Para este filme levava expectativas altas e no geral não posso afirmar completo agrado ou desagrado. Tem muita coisa, e uns puxam para um lado outros para outro, não há forma de haver grande consenso.

A base do filme é bastante interessante, baseado no caso real de Lili Elbe, a mulher considerada a primeira pessoa a fazer a mudança de sexo, e numa tentativa muito ousada. Se tivermos em conta, para além da relevância médica, a altura em que se deu esta transformação (1930), vemos o grande motivo por isto ser mesmo muito especial.

Basicamente Einar Wegener era pintor, com sucesso, casado, mas algo dentro dele não estava bem. Ao pousar com roupas de mulher para ajudar a mulher, também ela pintora, deu finalmente asas àquilo que escondia dentro de si e que não sabia como lidar. A partir deste ponto há uma completa mudança em todo e qualquer rumo que pudesse por na história. Confesso que não fui cuscar a realidade antes para não me defraudar.

A premissa é seguida no filme, com várias adaptações, seja por simplicidade, seja para efeitos dramáticos mas o certo é que cortaram muita coisa, adaptaram muita coisa de uma forma que a meu ver não foi a melhor e no geral contaram um bonita história, emotiva e que transparece um problema real de muita gente neste mundo -  e ao longo dos tempos - mas para mim não retrata completamente a história de Lili, retrata uma ficção inspirada que dá voz a uma situação e não tanto a uma pessoa.

Para mim isso tirou algum do realismo e da autenticidade que podia dar mais força ao filme. É um bom filme, mostra bem a mensagem que quer passar mas ainda assim perde o ponto forte que tinha, de ser uma história genuína de uma pessoa ridiculamente importante para o foco da discussão.

E mais a mais seria normal que fizessem adaptações, não só por ser um filme mas também para amenizar algumas das coisas. Porque a irmos ver bem as várias operações que aconteceram na realidade e que infelizmente ditaram a morte desta pessoa, não foram duas "simples" como postas no filme, mas sim 4, sendo que a última foi a construção do canal vaginal e o implante do útero e foi a rejeição deste segundo que levou à morte.

Agora, isto é em termos de argumento, porque se me perguntarem o que achei dos actores digo que estiveram estupendos. Eddie Redmayne, em especial, tem vindo a mostrar as garras e se já me tinha conquistado em The Theory of Everything aqui marcou ainda mais pontos do que os que já tinha.

Portanto óscares nisto: sim se for para actores ou para fotografia.


2 comentários:

  1. Esperemos é que o Fantastic Beasts não vá pelo mesmo caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que para esse estou com algum receio.. Não sei bem.. Há muito em jogo, esse filme vai ser o regresso ao Mundo de HP, nem imagino a loucura que vai ser. Mas acho que o Redmayne vai ser fantástico, o resto... Tenho tantas dúvidas, neste momento...

      Eliminar