segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[leituras] Tolkien - An Ilustrated Atlas

Título: Tolkien - An Ilustrated Atlas
Autor: David Day
Páginas: 256
Ano: 2015 

Eu que sou viciada em livros aprecio bastante quando alguém me dá livros. Ainda aprecio mais quando é um livro realmente brutal que eu quero ler. E pior ainda se for uma edição interessante.

Pois bem, ofereceram-me este livro e este consegue reunir isso tudo. É um livro interessante, é um livro lindíssimo e é um livro que eventualmente teria de ter. Em cheio!

Pois bem, primeiro: a capa (deixei em grande porque vale a pena... ah!). Verde, letras douradas e um dragão em relevo, frente e verso do livro. Segundo: o conteúdo. Eles avisam, e bem, que este livro não vai ensinar a história a ninguém. Pode sim, funcionar de duas formas: ou as pessoas já conhecem este mundo e serve como complemento, ou não conhecem e desperta o interesse para irem ler. Mas a maneira como acabam por por as coisas é muito simples, directa, e conta-nos uma história onde se nota, nos permeios das palavras, que há muitas e muitas outras histórias por baixo. Terceiro: as ilustrações. Há páginas em que o texto se resume a um parágrafo, não são textos exaustivos, e a letra não é muito miudinha, e depois temos uma ilustração. Um minutinho para o texto e cinco minutos para ver e absorver toda aquela cor, aqueles traços finos que nos dão entrada directa para as terras que nos estão a apresentar.

É realmente um livro lindíssimo, super interessante. Eu que ainda não li o Silmarillion -  e vai ser este ano, agora não pode escapar - aprendi umas coisas, e fiquei com os meus mapas do mundo de Tolkien muito mais definidos e interessantes. Dá vontade de ir já ler os livros outra vez. Mas para isso ainda vou esperar mais um pouco, há muita coisa na lista deste ano que só na primeira semana já duplicou o tamanha - como é que eu faço estas coisas? Também gostava imenso de saber, mas enfim!

Resumindo: este senhor, David Day, é para ter debaixo de olho. O Bestiário e o Dicionário também já estão ao meu alcance por isso é só pegar neles. Bênçãos!

Sem comentários:

Enviar um comentário