sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

[series] American Horror Story - Hotel (#5)


Título: American Horror Story - Hotel  (#5)
Ano: 2015

American Horror Story é uma série num formato diferente que me cativou à primeira temporada. Cada temporada é uma história diferente, um cenário diferente, em que temos os mesmos actores, de uma forma geral, mas a fazerem personagens diferentes.

Murder House, Asylum, Coven, Freak Show e agora Hotel. Acompanhei com afinco a partir da segunda e infelizmente acho que em momentos de verdadeiro terror, daquele que dá para gelar ossos, ficaram parados na terceira temporada. Freak Show foi uma temporada interessante, com uma boa premissa mas onde não aproveitaram tudo quanto podiam.

Agora veio Hotel. E a grande mudança foi o pior que fizeram: a Jessica Lange saiu e puseram a Lady Gaga no lugar. Erro, grande erro!

Eu tenho visto críticas a dizer que o melhor da série é ela: não, não é! Ela está a estragar a série.

Esta temporada teve pontos muito fortes, principalmente nalgumas personagens geniais. A Liz é a coisa mais brilhante que se lembraram! O James March está muito bom. A Iris teve uma evolução brutal. A Sally, na sua alta parecença com a Marla - Helena Bonham Carter em Fight Club, está muito boa também.

Mas a série gira à volta de duas coisas: Lady Gaga e sexo. E não funciona! Minimamente.

Não há episódio em que não existam 2 ou 3 cenas de sexo, sem qualquer propósito ou evolução para a história. Aliás, já chegou ao ridículo de haver episódios em que a cada 3 cenas, 2 envolviam sexo. É um abuso absolutamente ridículo, sem sentido e que não encaixa. 

E depois a Gaga. Se a moça estivesse num papel secundário, que aparece de vez em quando, sim senhor, era muito bem. Agora a ser o foco da acção é só má. Ela não sabe representar, a personagem podia ser interessante mas não está bem construída, e nada se safa. É uma personagem construída a martelo e isso nota-se. 

Pior do que isso, para mim, é que se até agora tiveram Jessica Lange no leme, e de forma genial que aquela mulher faz de ela própria a cada papel mas vale a pena, tinham uma substituta perfeita que este temporada ainda só apareceu de fugida num episódio: Lily Rabe. É uma actriz impecável, tem feito papeis, dentro desta mesma série, muito bons e se a pusessem em vez da Gaga tinha sido um melhoramento gigante.

Enfim, é uma boa série mas estão a perder-se. Não sei se é uma tentativa de chamarem mais público, se querem realmente mudar o andamento da série mas para mim estão a ir no caminho completamente errado. As cenas que me deixavam de arrepios na nuca ficaram no Coven. Esta temporada, sinceramente, não consegui gostar. Gosto de passagens, gosto essencialmente de personagens, mas a temporada em si é muito fraca. 

Espero seriamente que a próxima temporada dê uma grande volta. Correm os ditos de que a Gaga fica, tenho pena. Mas ainda mais do que isso, espero que em argumento volte ao ambiente creepy as fuck que me fez achar que esta série era das melhores que andava a ser feita. Neste momento já não posso dizer o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário