quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

[leituras] Tony Chu - Detective Canibal (Volume 1)


Título: Tony Chu - Detective Canibal (Volume 1) 
Argumento: John Layman
Desenho: Rob Gullory
Páginas: 128
Ano: 2009

Pois que nos últimos tempos apareceu que nem entidade angelical a G.Floy a editar livros de banda desenhada, bons livros de banda desenhada, em português e numas edições bem jeitosas! Este Tony Chu vem na fornada que já anda por aí em todo o lado!

A primeira impressão com que fiquei foi que isto havia de ser completamente marado. Um detective canibal? Come as provas para descobrir coisas? Ew!

A segunda impressão foi que aquele tipo de ilustração e especialmente de jogo de cores não me era estranho. Ao ler apercebi-me do porquê: tem um estilo parecido aos livros de Dog Mendonça e Pizzaboy, com grandes focos nas cores, cores fortes que fazem um contraste engraçado e torna as imagens mais realistas e mais destacadas! Aqui as cores não são tão berrantes mas também se nota uma força muito grande a vir desses lados.

Tony Chu é cibopático: "Isso quer dizer que ele pode dar uma dentada numa maçã, e sentir na sua mente em que árvore ela cresceu, que pesticidas foram usados nela e quando foi apanhada. Ou pode comer um hamburguer, e ter um flash completamente diferente." Resultado? Basta-lhe provar o sabor do sangue de alguém para saber tudo o que queira dele o que pode dar muito jeito se for um qualquer bandido.

Quando descobre que a moça que andava a encontrar na rua é saboescriba, ou seja, descreve de tal forma aquilo que come que quem lê consegue realmente saborear o que ela saboreou fica deliciado, apaixonadíssimo.

Depois toda a história se passa num mundo apanhado pela gripe das aves ao mais alto nível o que leva a que não se possa comer frango - a não ser recorrendo ao mercado negro.

A edição é lindíssima com as capas a dividir capítulos a serem bem feitas, prólogos "estranhos" mas curiosos no início de cada capítulo e ser bonita de uma maneira geral. Folheamos o livro e notamos que há ali um trabalho muito bem feito, bem organizado e com muito potencial.

Este Tony Chu - pena que não mantém a piada do nome no original de Chew - é sem dúvida um achado e estou bastante curiosa com as coisas que este rapaz ainda vai descobrir. E sabe-se lá a comer o quê!


2 comentários:

  1. Tenho que me despachar a ler isto, estás a falar demasiado bem dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei imenso, por acaso! É estranho e fixe! A great book you have there!

      Eliminar