terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[leituras] As Mãos do Marido


Título: As Mãos do Marido
Autor: Adam-Troy Castro

Como já tenho dito várias vezes tenho alguns blogs e/ou amigos que já sei que têm os gostos muito como os meus. Já encontrei até alguém com gostos "tirados a papel químico" dos meus. Dá imenso jeito, assim já temos a pré-selecção feita, basta-nos ouvir essa pessoa a dizer : "Este livro é mesmo giro, devias ler" e pronto, nem se pensa muito no assunto. Aquele livro vai ser bom.

A juntar a isso gosto de coisas estranhas - basta ver o meu fascínio quando descobri David Soares - e se uma pessoa com gostos do meu tipo diz que algo é bom e estranho eu começo aos pulinhos!

Foi assim que descobri este conto, numa das BANG que tenho cá por casa, e que me conseguiu conquistar cada átomo no meu corpo. É tão estranho, tão surreal, tão esquisito e tão, mas tão bom!

A base de tudo é uma mulher que recebe em casa as mãos do marido num mundo em que partes do corpo podem ser associadas à personalidade da pessoa em causa e ver, pensar, comunicar como essa pessoa. São a pessoa mas concentrada numa parte apenas do corpo. Neste caso o que sobrou do marido depois da guerra foram as mãos. Um par de mãos com a consciência do marido, dentro de uma caixinha. Tem sensores na ponta dos dedos que permitem que veja o que se passa à sua volta. Consegue comunicar escrevendo o que quer dizer. Mas como é que se faz uma relação entre uma pessoa e um par de mãos?

Eu quando comecei a ler isto, a perceber o que estavam a fazer fiquei chocado, interessada e completamente colada ao conto. É uma ideia absolutamente horrível e ao mesmo tempo consegue-se perceber. Mas é horrível. Há "pessoas" que se resumem a um cubo de carne! Ew!

Mas é genial. Estas histórias com ideias completamente descabidas - serão? - são as minhas preferidas. Este conto foi uma leitura tão boa, tão estranha que tenho de ver se este Adam-Troy Castro tem mais coisas por aí que eu possa ler. Se forem deste calibre eu garanto que acabou de ganhar uma fã acérrima!

2 comentários: