segunda-feira, 22 de junho de 2015

[leituras] Sharaz-De

Título: Sharaz-De
Autor: Sergio Toppi
Páginas: 224
Ano: 1984

Esta capa deixou-me curiosa. As ilustrações são muito cheias, com muita coisa a acontecer numa imagem, que nunca é só uma imagem. Fiquei curiosa sobre como é que isso seria mantido ao longo de um livro inteiro e este ponto foi dos que acabei por gostar mais. 

Mas bem, a história já não é nova: um rei que é traído pela sua mulher e que a partir desse momento decreta uma nova lei: todas as mulheres jovens são para lhe ser oferecidas, uma por noite, com a condição de que na manhã seguinte serão mortas. Parece justo. E como é o rei que manda tem de ser.

Lá começa a haver escassez de moças – pudera – até que há uma que se candidata com a ideia de que conseguiria sobreviver à vontade do rei. Como? À base do contar de histórias. Todas as noites uma nova e o rei não queria ficar sem histórias por isso não podia ficar sem Sharaz-De. Golpe esperto, sim senhor, moça!

O mal disto é acabar por pecar pela repetição. É tudo muito engraçado, as histórias são interessantes e curiosas mas o livro é enorme e acaba por ser sempre mais do mesmo, over and over again. Torna-se um bocado complicado de não chatear de ler sempre a mesma situação com pequenas variantes!

As histórias não são todas iguais, são interessantes e tal mas mais de 200 páginas nisto cansa. Percebe-se bem a ideia do que a moça está a fazer, bastava contar 5 ou 6, não são precisas 200 páginas disso. 

Gostei de ler o livro mas acabá-lo foi um suplício. Aquilo cansa um bocado. Mesmo as ilustrações que me prendiam e que me deixavam por uns minutos a olhar para a mesma página já me chateavam lá pelo meio. São muito trabalhadas, a história é uma óptima mistura entre texto e ilustração, complementam-se de forma muito especial e só com as ilustrações seguimos uma linha de pensamento bem definida e que nos conta qualquer coisa.

Portanto sim, é um livro giro e gostei de o ler mas lá que foi penoso, isso foi! 


Sem comentários:

Enviar um comentário