quarta-feira, 17 de junho de 2015

[leituras] A Louca do Sacré-Coeur

Título: A Louca do Sacré-Coeur
Argumento: Alejandro Jodorowsky
Desenhos: Moebius
Páginas: 192
Ano: 1992

A início pensei que isto fosse ser mau. Começa devagarinho com um grupo de fãs doidos por um professor vestido de roxo (isto depois de ver Breaking Bad e de ter uma professora com fascínio por roxo ganha uma nova proporção de chato). Estava a torcer-lhe o nariz já há umas boas páginas até que isto se desenvolveu para mais do que estaria a pensar, em qualquer das hipóteses que poderia ter para aquilo.

Então de muita bodega o que é que lhe dá para acontecer? Uma aluna que se mete com o professor, engravida e eis que é um milagre: João Batista vai nascer de Zacarias e Isabel, como diz na Bíblia. E melhor, houve um sonho milagroso que mostrou o caminho a seguir, para que um novo Jesus nasça.

Eu não estou a gozar, o melhor ainda é isso, dito assim não é metade do estranho e maravilhoso que está no livro mas sem dúvida que vale a pena ver o desconstruir completo do que se pensa no início., pelo menos foi o que me aconteceu a mim. O que a início parece apenas loucura e um bando de marmanjos a aproveitarem-se do homem rapidamente se transforma numa grande bola de dúvida.

Zacarias, ou, Alain Mangel, com Isabel e o seu filho - eventualmente João Batista – mais um ajudante aleatório e uma futura mãe de Jesus, que afinal se torna ela própria em Jesusa. Ah, e ressalvar que esta última é só filha de um dos maiores líderes de um cartel de droga colombiano que estava internada.

Já parece interessante? E louco? E sem sentido? É isso tudo, a sério, mas torna-se tão engraçado e bem ligado que nem se nota assim tanto.


Até porque se a início gastam couro e cabelo ao pobre roxinho assim que o dinheiro acaba não há preocupações: Deus estará lá para os ajudar. E não é que ganham uns poucos milhões numa corrida de cavalos? Se vamos vendo as coisas muito da perspectiva do roxinho vamos dando conta de que aquilo parece uma trapaça das grandes mas nem sequer das mais bem feitas mas com o desenvolver da coisa começa a haver muita coincidência, muitos eventos estranhos e dei por mim a pensar: “Queres ver que esta patranha toda afinal é mesmo verdade?”.   

A mistura de ambiente mágico com loucura pura e dura é algo engraçado de acompanhar e que até ao leitor deixa algumas dúvidas mas de tão estranho acaba por se tornar bom e verdade seja dita: não estava minimamente à espera. 

É um livro curioso, louco - go figure - mas que se torna numa leitura bastante agradável de fazer!

2 comentários:

  1. I find this weird. Considera-me interessado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei bem surpreendida! Não estava a contar mas foi mesmo interessante. Louco mas fixíssimo!

      Eliminar