sexta-feira, 26 de junho de 2015

[leituras] The Killing Joke

(estou a acumular muitas leituras que precisam de ser escoadas e como não tenho visto grande coisa de filmes e afins vou eclipsar temporariamente as coisas de sexta feira para dar vazão às leituras! Bora lá!)

Título: The Killing Joke
Argumento: Alan Moore
Desenho: Brian Bolland
Páginas: 48
Ano: 1988

Eu tenho um fascínio pelo Joker. Venham lá os herois todos, quem quer que seja, juntem-se os vilões mais hardcore lá pelo meio, e há sempre quem se destaque, e é sempre este sacana branquinho com cabelo à Maria José Valério.

É o tipo de louco que eu gosto: estupidamente inteligente e sem limites derivados da sua loucura. Não há melhor! Interessante, mórbido, cru, o que queiram, os jogos e peripécias do tipo são qualquer coisa de muito boa!

Neste The Killing Joke (ou Piada Mortal) temos um daqueles joguinhos horríveis e maléficos que vemos a ser construído e concretizado. E que bem!

Comprar um parque de diversões abandonado e decrépito só para brincar um bocadinho. Mata-se quem for preciso pelo meio, mais uns sorrisos no mundo não fazem mal a ninguém, certo? Isto é uma coisinha ínfima, 48 páginas apenas e está aqui uma obra absolutamente genial! Bem construida, misturando a origem do Joker com a loucura actual da criatura. Vemos as engrenagens a funcionar na perfeição quando quer alguma coisa. 

Eu acho que no fundo o Batman é assim carrancudo porque gostava de ter o estilo do Joker, tenho para mim que é isso! Mas nem o Batman nem ninguém! Isto é das melhores personagens que já vi e neste pequeno livro temos vários dos pontos que o fazem ser tão bom!

Quão fácil é enlouquecer alguém? Porque é que o Joker é este maníaco que é? 

Um livro que tem um argumento maravilhoso - diga-se que Alan Moore ainda nunca me falhou - e a arte é igualmente maravilhosa o que resulta num livro fantástico a vários níveis. 

No fim disto tudo ao menos não nos esqueçamos:

"A Loucura é a Saída de Emergência!" 


2 comentários:

  1. Só não gostei que tivessem dado uma origin story ao joker :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dou-te razão, sem dúvida. Não vejo necessidade de tentarem dar justificação... Justificação para a cor? Sim senhor, mas para ser "mau", nah...

      Eliminar