quarta-feira, 3 de junho de 2015

[leituras] James and the Giant Peach

Título: James and the Giant Peach
Autor: Roald Dahl
Páginas: 160
Ano: 1961

Roald Dahl é um escritor de coisas absolutamente deliciosas. Li o Charlie e a Fábrica de Chocolate há não muito tempo e fiquei curiosa para pegar noutras coisas.

Nota-se um ponto muito forte e muito característico: que raio de histórias mais tristes! Já no Charlie eu tinha achado que não estava com nada terem uma história tão má para o pobre pequeno e aqui ainda conseguem ser piores. O Charlie era extremamente pobre e a família tinha muitas dificuldades em por comida na mesa, mas eram uma família unida e que se dava bem. Ao menos havia amor naquela casa. Aqui o pobre James ficou sem os pais e teve de ir viver com duas tias que fazem dele escravo. Coitada da criança, não tem um miminho qualquer, durante anos e anos. O meu coração não gosta de maus tratos infantis, não tenho culpa.

Mas o que vale é que magia acontece e um pêssego gigante cresce no quintal desta casa. O que ninguém diria era que este pêssego seria o meio de transporte de James (e dos seus novos amigos) para uma aventura gigante com gaivotas e tubarões à mistura. 

O livro é completamente adorável, é super triste quando pensamos naquilo que uma criança passaria naquelas condições MAS é um livro tipicamente bonito e interessante. O Dahl tem destas coisas, amolece-nos o coração ao nível de manteiga ao Sol em Agosto e depois é que se lembra de fazer uma história em cima disso e, vá lá, que depois as coisas acabam em bem! 

Estes livros são pequeninos, são leituras muito rápidas e que sabem tão bem para aliviar do que quer que seja que se ande a ler. É leve, é bem escrito e sabe bem, acalma os ritmos literários. Eu sou fã de fazer estas pausas estratégicas e já que vou tendo destes livros a jeito de vez em quando não resisto!

3 comentários:

  1. Não notas também o padrão de "ISTO É ESTRANHO COMO A PORRA" ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bocadinho, mas c'mon... It's me... Isto não é assim tão mau para quem lê Chilli com Carne!
      E ok, são estranhos e têm cenas muito muito esquisitas mas as histórias são fofinhas e bonitas! :)

      Eliminar