quarta-feira, 29 de abril de 2015

[leituras] The Gaeneviad

Título: The Gaeneviad (here)
Autor: Boulet

Eu por algum motivo tenho uma ideia de que os deuses devem ser uns tipos que se aborrecem com facilidade e como são, enfim, deuses, e podem fazer basicamente o que lhes dá na telha, de vez em quando devem divertir-se a gozar um bocado com os pequenos mortais ou a fazer coisas parvas só porque sim.

Nesta pequena história é um bocado isso que apanhamos - mas feito de maneira genial.

Quando Zeus e Titan estão engalfinhados que nem dois miúdos da primária vão passando de bicho para bicho, sempre à zaragata até que chegam a um estado de gato contra pomba. Já alguém viu as aventuras do Tweety? Quando o Silvestre e o Tweety estão engalfinhadas o que faz a avózinha? Dá uma tareia no Silvestre, não é? Pois que as velhinhas são assim, fofas e perigosas!

A D. Gaeneviad vê um gatinho mau a fazer mal a uma pombinha inocente? Tareia no gato. O gato ainda lhe responde? Mais uma traulitada! Acabou-se o gato! E agora? Lembremo-nos do que se passava: não foi de um gato que a pobre senhora se viu livre, foi de Titan. Uma mortal salvou Zeus! Que dívida gigantesca que isso é, não?

Sem problema, nada que uma mesa bem recheada não arranje - ou não, visto que é uma velhinha não tinha nem tupperwares nem frigorífico para guardar tanta coisa; ou dois belos modelos masculinos desnudos no quarto à espera da senhora - que rapidamente tratou de lhes vestir umas camisolinhas, assim ficavam com frio, pobres moços.

Ver um Deus, um Deus supremo, a tentar pagar uma dívida a uma mera mortal é qualquer coisa quando essa pessoa é uma velhinha bem resolvida com a vida tudo se torna ligeiramente mais complicado.

Mas isto só com Zeus era chato, por isso temos de ir buscar mais gente para brincar: Hades ficou chateado porque a D. Gaeneviad - Genoveva, vá - devia ter morrido e não morreu por causa do sacana do Zeus, bora lá atiçar-lhe o Minotauro, o Cerberus, o Polifemo e tudo quando havia lá guardado na garagem, enquanto Zeus manda Heracles, Hermes e Poseidon (a sair de uma sanita que nem Ministério da Magia) para salvar a dita senhora.

Eu espero que se note o fascínio com que eu fiquei ao ler isto. É demasiado bom estar a ler estas coisas todas, ver estas personagens todas a aparecer e a serem só engraçadas. 

Claro que como boa velhinha que é resolve tudo à base de uma conversa calma com um belo de um chá e bolinhos, como as coisas devem ser resolvidas. Nem de outra maneira poderia ser, não é verdade?

Isto foi das coisas que mais gozo me deu de ler nos últimos tempos. Divertido, inteligente, muito bem pensado e ainda melhor concretizado! Lê-se muito rápido e vale sem dúvida a pena!

No fim disto tudo até uma nova constelação é criada:

"Who did you kick out to put her there?" 

"Orion, nobody gives a shit about orion."

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu ri-me imenso com esta história! E está estupidamente bem escrita. Este Boulet tem potencial!

      Eliminar