sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[cinema] The Cabinet of Doctor Caligari

Título: The Cabinet of Dr. Caligari
Realização: Robert Wiene
Argumento: Carl Mayer, Hans Janowitz
Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher
Duração: 78 min
Ano: 1920
IMDB

Trailer

Boas recomendações para este filme, uma história estranho-curiosa e férias! É uma boa junção para ver um filme. Pena que já foi há uns tempos, essa última condição já era renovada.

Tantos anos depois (isto já é de 1920, acho que nem tinha visto um filme tão antigo) e a imagem é bem mais bonita e interessante que muitos filmes feitos hoje em dia! Um expressionismo muito vincado que dá uma força gigante a todo o filme. Um homem de aspecto estranho e mestre em hipnose, que controla o que deve ser o sonâmbulo mais mal encarado do cinema. Olhos muito fundos, imagem muito vampiresca, magreza extrema e olhar sempre esgazeado, fazem dele uma boa pessoa para não encontrar à noite numa rua escondida.

Mas um sonâmbulo que adivinha o futuro. Uns cenários com sombras e luzes desenhadas nas paredes já de si tortas e retorcidas. Tudo junto cria o ambiente ainda mais louco do que aquele que a história nos obriga.

A maneira de agir e de pensar de todas as personagens envolvidas quando postas em contacto com crime, loucura, amor, mistério, impossíveis, é muito directo e dramático, ao bom estilo cinematográfico da altura - e diga-se que doutra forma nunca teria tanta piada, ou até se lhe juntassem cor e/ou falas. Assim levou tudo com uma hipérbole em cima e as coisas têm de se desenrolar dessa maneira, e para quem vê o resultado é incrível.

Isto é um filme que toda a gente que gosta de cinema devia ver. Uma forma de contar uma história muito diferente do que é normal, de tal forma que nos obriga a nós, como espectadores a ver o filme de forma diferente, a analisá-lo de forma diferente.

O filme é estupidamente bom, as brincadeiras de imagem para nos transmitir várias mensagens diferentes é só genial e tenho pena que este malabarismo que se via muito no cinema antigo, agora já não exista. Sim, já não precisamos de por tudo no cenário ou nos gestos dos actores, eles agora falam e cantam e o cenário consegue ser ajustado para fazer tudo aquilo que queiramos, mas com essas evoluções e facilitismos todos houve muito do que era autêntico que se perdeu, e isso é uma coisa que tenho imensa pena.

Depois, em cima disto tudo, um misto de loucura e sanidade que nunca sabemos bem em quem podemos identificar qualquer uma das duas. Se quem tenta fazer coisas com este tema fizesse metade do que está neste filme as coisas eram muito mais interessantes...

Resultado, um grande filme, grandes representações dos actores envolvidos, um trabalho de realização absolutamente genial, e se calhar dedico-me ao cinema clássico, anos 20/30. Aquilo tinha mais interesse do que a maior parte das coisas que vejo a sair...


2 comentários:

  1. Ah! Eu disse-te que isto era fantástico! E o twist final é verdadeiramente inesperado, há poucas coisas hoje em dia que me consigam surpreender da mesma forma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste dou-te toda a razão, o filme é fantástico, é daqueles que toda a gente que gosta de cinema devia ver. Muito bom!

      Eliminar