segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[leituras] Charlie and The Great Glass Elevator


Título: Charlie and The Great Glass Elevator

Autor: Roald Dahl
Páginas: 166
Ano: 1972

Pela primeira vez consegui ler um livro do Dahl sem que tenha partes estupidamente tristes capazes de amolecer o coração mais gelado do universo.

O que vale é que sendo este uma continuação do Charlie and the Chocolat Factory a parte triste já ficou no outro e este pode avançar para as partes giras/estranhas/mirabolantes.

Porque a personagem do Willy Wonka é completamente excêntrico mas adorável ao mesmo tempo. 

Desta vez vão no elevador de vidro com toda a família: Mr. Wonka, o pequeno Charlie, todos os 4 avós e ainda os pais. Oito pessoas num elevador que os leva nas mais loucas aventuras, indo parar ao espaço, visitando o hotel espacial prestes a inaugurar, ser confundidos com aliens e enfrentar mesmo aliens. 

À parte disso também há comprimidos para rejuvenescer, para envelhecer e pessoas que ficam com idade negativa. 

É tudo muito estranho, não é? Mas é genial. Eu gosto de ler Dahl por isto, pela capacidade de imaginação tão típica de uma criança, de fazer as coisas simples. Aquela ideia de que alguém consegue andar no tecto até que alguém lhe diz que isso é impossível e ele deixa de o conseguir. Dahl continua no tecto, e recusa-se a ouvir quem quer que seja. É isso que para mim faz destas leituras sempre momentos tão interessantes e divertidos. 

As histórias não fazem sentido? Fazem, têm é de ser vistas com uns olhos diferentes dos que costumamos usar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário