segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

[leituras] The Cat in the Hat



Título: The Cat in the Hat
Autor: Dr. Seuss
Páginas: 61
Ano: 1957

Mais um Dr. Seuss, assim um por semana faz-se muito bem, diverte-me, faz-me ser mais pequenina durante uns tempos e as coisas vão andando.

Este era provavelmente o nome que mais associava a este autor, o raio do cato aparece sempre em tudo o que tem alguma coisa a ver com ele e o nome é tão catchy que não dá para esquecer.

Aqui temos uma história que é uma grandessíssima confusão. Duas crianças fechadas dentro de casa num dia de chuva. O mítico dilema de o que é que se faz quando chove lá fora? Até que este gato antropomórfico lhes aparece em casa para os animar. 

Animado é mas a confusão que deixa atrás é mais do que a que tenho no meu quarto e isso é dizer mais do que se posa imaginar. Por isso acabei por ficar rendida ao instrumento maravilhoso que assim que arranjem eu compro: uma máquina que põe tudo no sítio. Uma casa completamente bagunçada foi posta num brinquinho em 2 minutos! Eu quero isto! Não sei quando é que arranjam mas eu quero!

O melhor no meio disto tudo é a reacção das duas pequenas crianças a tudo isto que vêem passar à frente dos seus olhos. É tudo tão estranho, tão repentino, tão puramente inesperado que aquelas que se queriam divertir dentro de casa num dia chuvoso limitam-se praticamente a olhar apáticos para tanta coisa que acontece ao mesmo tempo e de forma tão rápida. 

Seria claramente a minha reacção: se me entrasse um gato pela porta e começasse a mexer e a fazer coisas para me ajudar a fazer passar o tempo também ficava calmamente a olhar para ele e a pensar que raio se estava a passar. No fundo é um livro divertido, estranho mas curioso e sem dúvida que uma bela leitura para fazer com as crianças!

4 comentários:

  1. Isso a ter um significado mais profundo :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Significado mais profundo? Como assim? Não cheguei lá xD

      Eliminar
  2. Literalmente. A cena dos putos ficarem apáticos, soa-me a haver aí uma mensagem qualquer que escapa aos putos que lerem isso, mas é dirigida aos graúdos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestas histórias há sempre coisas que aos putos escapa completamente mas que andam por lá. Por acaso essa da apatia nem acho que seja a maior mas as teorias à volta destas histórias são um bocadinho mais hardcore do que seria de esperar xD

      Eu quero vê-las como histórias de criança, a maior parte dos "significados" é um óptimo exercício para se fazer como análise de texto mas o mais engraçado é ver isto pelo outro lado. Deixa lá os graúdos chatearem-se com essas coisas, os miúdos - eu incluída - divertimo-nos com o resto! :)

      Eliminar