domingo, 18 de janeiro de 2015

Sei lá, é a evolução das leituras ...

Ler está ligeiramente na moda e desta vez posso-me considerar uma grandessíssima hispter: eu já lia antes de ser fixe (acompanhar com um olhar matador e um dedo a passar nos lábios).

Eu que não gosto de modas até nem me vou queixar - muito - desta nova. Ao menos as pessoas leem. Infelizmente é complicado que leiam alguma coisa de jeito mas é um processo lento que acredito que possa dar bons frutos.

Mas isto tudo porque nos últimos tempos tenho visto várias campanhas de incentivo à leitura, de forma mais ou menos indirecta que acabam sempre por me surpreender mais que não seja por ser uma coisa que para mim é tão banal - no melhor sentido possível - que não percebo o porquê de todo o hype que anda por aí. Mas verdade seja dita: o McDonald's a dar livros como brinde (embora haja reacções que eu acho apenas tristes) ou um número crescente de eventos literários são coisas positivas que aos poucos vão incutindo a leitura na cabeça das pessoas, pode ser à base de martelo mas já diz o ditado que Água mole em pedra dura ...


Eu consigo ver coisas boas e más nisto tudo mas sinceramente quero acreditar que as boas conseguiram vencer a guerra contra as más. Mais que não seja esta onda pode trazer mais pessoas a ler e escrever e escrever é um assunto muito complicado. Desde miúdos que aprendemos a escrever mas fazer uma composição sobre porque é que gostamos do nosso cão pode não ser coisa para livro. Até podemos ter uma ideia gira mas daí a conseguir pô-la no papel em condições ainda há alguma distância. 


Infelizmente, por um lado, a possibilidade de textos serem transformados em livros anda cada vez mais a ser fácil e a quantidade de coisas que acaba por sair por aí começa a ser um pouco triste. Porque depois ler está na moda e muitos vão ler aquilo porque é um "livro", bom ou mau, interessante ou aborrecidissimo pouco importa. E eu até pensava que era eu a ser má mas não. Há mesmo pessoas que assumidamente não lêem nada pelo livro. Lêem para entreter e pouco lhes importa se a história é gira ou não, se está bem escrito ou não. Pouco julgam o livro. É um livro, deu para ler durante 1 semana, foi giro. E eu tenho pena que isto aconteça, é um desperdício tão grande e um desprestígio do material literário. 

Em compensação . e quero que isto sim seja a coisa a acontecer - também será mais fácil que rascunhos escondidos na gaveta comecem a aparecer. Que miúdos sejam criados com livros À volta e que desenvolvam gosto, quem sabe não se entusiasmem e aprendam coisas para depois serem eles a fazer mais. Estamos a cultivar a leitura e toda a cultura que daí vem nos miúdos desde pequenos, mesmo que seja no McDonalds. Isto pode ser muito bom. Podemos começar a dar mais importância e mais valor à palavra escrita. 

As coisas com o tempo têm tendência a mudar, para o bom ou para o mau logo se vê. Eu vou acreditar que é assim que as coisas vão endireitar e que mais coisas, sejam lá do que for, chamem os livros para a ribalta! Eles merecem! 

2 comentários:

  1. Have faith woman.. As coisas estão a mudar... Se temos de sofrer com o hype de Twilight, e 50 sombras de grey e similares para que isso aconteça, que seja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é isso mesmo que eu acabo por dizer.. Ainda vamos levar com muita bodega mas as coisas estão a endireitar, o caminho já não está assim tão longe xD

      Eliminar