segunda-feira, 20 de outubro de 2014

[leituras] Mistborn


Título: Mistborn - The Final Empire, The Well of Ascension, The Hero of Ages
Autor: Brandon Sanderson

Depois de já ter ouvido muito sobre esta trilogia decidi-me a lê-la! As expectativas foram deixadas muito altas, o que é sempre algo que não sou nada fã!

Mas bem, entrei num mundo ligeiramente diferente daquele que conhecemos. Mundo este onde cai cinza do céu. Onde há some kind of power que faz com que as pessoas consigam extrair habilidades dos metais: Allomancy. Outro capaz de armazenar e depois utilizar capacidades também em metais, Feruchemy. E ainda um terceiro tipo, Hemalurgy, este capaz de roubar, vá, as capacidades - de Allomancy ou Feruchemy ou outras - de outra pessoa.

Diferentes metais servem para diferentes coisas e há no caso da Allomancy diferentes pessoas que controlam um dos metais: Mistings. Depois há os lambões da festa: pessoas que conseguem controlar todos os metais: Mistborn.

Mas o mundo tem um ditador - Lord Ruler - que obriga os skaa (povo, de uma maneira geral) a trabalhar em condições desumanas e então mata-se o ditador! Tudo muitíssimo bem e eu aprovo mas depois as coisas só pioraram! Muito. De uma maneira ridícula.

E se isto começa tudo no primeiro livro com uma equipa liderada por Kelsier, com Breeze, com Clubs, com Spook, com Vin recém-chegada, no fim poucos sobram, embora haja aquisições novas lá pelo meio.

Um ponto muito forte, para mim, foi exactamente as personagens criadas nestes livros. São muito bem caracterizadas, quando lhes dão tempo para isso, evoluem de forma genial - aquele Spook foi provavelmente o mais hardcore do bando - e isso dá uma força imensa ao livro. A força das personagens nota-se, e não é pouco. A maneira como são mostrados, lidando com quem os rodeia mas também lidando consigo próprios em situações mais complicadas dá-nos um panorama muito completo e muito rico sobre cada um deles.

Embora os livros sejam de leitura fácil e não seja mega complicados a história tem muita coisa pelo meio, e fazendo apenas um apanhado geral não consigo, nem de perto nem de longe, comenta três livros destes em espaço e tempo útil. Envolve muita política, muitos confrontos de ideias, muitos sentimentos oprimidos, e muitas personagens completamente passadas da cabeça!

Mas temos o Kelsier, líder do bando de rebeldes, tem um ar muito bom e ajuda as pessoas e é bom moço, vá, ainda que queira matar o Lord Ruler. Não tem muito tempo de brilhar! Temos o Zane, Mistborn incompreendido e completamente maníaco que também não lhe dão grande tempo de respiração.

E uma das melhores personagens, das que mais gostei foi um ser estranho: TenSoon, um Kandra. Kandras são seres que comem outros, mortos, e assumem a sua forma. E este assume um papel especialmente importante, não só pela peculiaridade da raça, pela cultura ou pelas origens (que me deixara de boca aberta), mas esta personagem em específico tem uma relevância acrescida, é a partir dele que se descobre a maior parte das coisas importantes que levam à bodega toda que acontece. Além de que, e isto é importante, o seu humor de Kandra é awesome, quando se mete a falar em comer pessoas porque estão bem temperados fez-me parar um pouco a leitura para rir, a sério.

Por problemas logísticos acabei por ler os livros relativamente rápido mas com um espaçamento enorme entre o segundo e o terceiro. É uma falha, eu sei, mas não deu. Por isso ao fim de uns... 3 meses, acabei de ler estes três livros. Se formos a ver que cada um tem a volta de 600 páginas a coisa não vai muito mal. Mas li varias coisas pelo meio. Se lesse três livros em três meses tinha uma síncope.

Mas pegado no terceiro livro foi um sonho!

O primeiro e o segundo são bastante bons e gostei deles embora não me chegassem a cativar realmente. Os capítulos demasiado extensos, a historia sem grande acção. OK, tem acção, mas não do tipo que nos prende irremediavelmente ao livro. Ou pode prender mas não prendeu a mim. O primeiro tem o Kelsier que é awesome e temos a construção da história toda, no segundo temos mais política e mais personagens a aparecer - mais que não seja para substituir as que vão morrendo - mas ainda assim não chegou para mim. Ao contrário do terceiro. Capítulos mais pequenos, com mais coisas a acontecer, mais enleadas, novidades, surpresas. Acontece tudo em catadupa, é genial! Esse sim foi difícil de largar quando ia dormir ou quando não podia mesmo continuar a ler, os outros nem por isso.

Pode-se dizer que o terceiro não seria tão bom se os dois primeiros não tivessem sido assim. É bem provável, mas não sei ate que ponto precisavam mesmo de ser assim. Mas referir outra vez que embora o terceiro tenha sido, de longe, o melhor, eu gostei imenso dos outros. Só não os achei portentos literários capazes de me cativar devidamente.

E depois são calhamaços, livros com 600/700 paginas já são dignos desse nome, e alguns dos livros que se apanham assim tão grandes são meramente palha, palavras que enchem páginas e páginas e que não dizem nada. Aqui não notei isso, aqui havia historia, havia contextualização, havia enredo. Mas, ainda assim, havia partes que foram puxadas, não muitas nem a um nível muito exagerado mas houve e embora não tendo uma relevância louca para o resultado final tinha de por aqui a nota.

A escrita é sem dúvida muito boa, muito viciante, não é monótona e lê-se bastante bem. Parece-me que ainda tenho de ler mais coisas deste senhor - até porque parece que vêm aí mais coisas neste mundo. Mas daqui a uns tempos pego em mais qualquer coisinha que agora fiquei curiosa.

De referir apenas que o primeiro livro saiu há pouco tempo em português, pela Saída de Emergência e com uma edição bem jeitosa. Esta capa está qualquer coisa de especial, principalmente depois de já ter lido o livro.





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Estás cravado para a leitura dos livros que ele escrever disto!

      Eliminar
    2. You can bet on that! E já estou com ela fisgada para pegar na saga épica de 10 volumes já planeados mas com apenas 2 lançados dele...

      Eliminar
    3. Sagas inacabadas já sabes o risco que têm! Mas definitivamente é para acompanhar isto!

      Eliminar