domingo, 12 de outubro de 2014

As BD são caras!

Eu sou fã de BD. Desde pequenina que quadradinhos contadores de historias me fascinam e sempre que a oportunidade surgiu agarrei-me a eles para conhecer coisas novas.

De há uns tempos para cá tenho lido mais e ainda bem porque são leituras, hum, menos trabalhosas (às vezes). A parte visual acaba por não nos obrigar a imaginar tanta coisa - e de longe estou a dizer que isso é mau - e muitas das vezes também são historias mais pequenas, menos coisas para ler e assimilar. 

Mas eu claramente noto uma diferença naquilo que lia e no que leio agora e é simples de ver a associação: 

1. Banda desenhada ainda e um género caro. 
2. Há ainda muito preconceito com a banda desenhada.
3. Não há grande cultura / hábito de ler banda desenhada.

Quanto ao terceiro ponto, talvez o mais simples de abordar, acaba por ser facilmente notado indo a uma qualquer livraria. A secção de banda desenhada esta num canto escuro que muita gente nem sequer seja a encontrar numa passagem rápida. Nos últimos tempos até tenho notado uma bela mudança nestes domínios e já há uma maior divulgação mas ainda não se compara com o que deveria ter. Mas lá chegaremos!

O segundo ponto também é bastante simples: bd é livro para crianças. Claramente. Homem adulto não anda por aí a ler bd, até parece mal. E difícil encontrar pessoas já passadas da adolescência a ver livros de quadradinhos. E não faz sentido. Entreguem um Lost Girls ou um V for Vendetta ou um The Killing Joke a uma criança e vejam a reacção. Há, claro, bd para criança, assim como as há para todos os outros géneros que se possa imaginar. Não me faz sentido a associação que fazem, quase o descrédito que se da a tudo isto. Quase todos lemos Astérix e Obélix, Tintim, Lucky Luke e especialmente Tio Patinhas. Mas há mais - ainda que se continuem a ler esses, que são sempre bons.

Como eu sou do contra o primeiro ponto e o último, mas foi o que me levou a escrever tudo isto. O preço das bd. 

Uma BD custa no mínimo uns 10 euros. Se quisermos umas obras um bocadinho maiores - em tamanho ou nome - e bastante fácil passar dos 30's e 40's.

Eu poucas BD tenho, embora gostasse de ter bastantes mas acabo por não conseguir ter mais. "A vida não está fácil para ninguém" ouvimos disso em todo o lado mas acaba por ser verdade. Em feiras do livro, em mega promoções ainda se encontram coisas a preços mais acessíveis mas de uma fora geral fazer uma biblioteca de BD não é, de todo, fácil. 

Eu até percebo os preços, um trabalho de edição de BD é mais caro que de um livro normal, mais ou menos, mas embora compreenda acabo por ficar triste por esta ser uma realidade. Tenho lido bastantes BD, felizmente, mas a maior parte e por intermédio das BLX. Têm uma boa colecção de BD, com algumas relevantes no panorama do género o que só pode deixar os leitores muito contentes e agradecidos. Eu pelo menos sou requisitadora assídua e já li tanta coisa boa assim. 

A BD também esta a começar a ter mais relevância, mais atenção por parte do público geral, mais dinamização de coisas relacionadas e embora isso possa ter vantagens e desvantagens uma sem dúvida será o aumento do numero de BD publicadas e vendidas e supostamente a diminuição do preço. Eu vou continuar cá à espera, depois começo a comprar mais umas poucas para juntar a minha biblioteca - linda maravilhosa e awesome - pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário