domingo, 5 de outubro de 2014

Isto de ser nerd dá uma trabalheira que nem vos conto!

Há pequenos pecados que uma pessoa que se insere no mundo nerd tem de ter em conta. Quando me meti mais nisto apontaram-se logo vários dedos: "Nunca viste os filmes todos de Star Wars?", "Nunca viste Os Senhores dos Anéis?", "Nem os leste?", "Ainda usas o Internet Explorer?". Tudo perguntas pertinentes e que tive de resolver rapidamente. Uns mais rapidamente que outros, diga-se. 

Ok, deixei logo o Explorer e juntei-me ao pessoal que se indigna de cada vez que o encontra aberto em qualquer pc como se fosse uma falha imensa. 

Star Wars vi logo os seis no Verão seguinte à chuva de desgraças. Senhor dos Anéis ainda vi antes (extended versions). Mas ler só li neste verão, depois do Hobbit uns tempinhos antes.

Entretanto para a minha ascensão ser mais rápida ainda comecei a receber no meu feed cada vez mais informações de sites e páginas nerds. Qual a consequência disso num espírito curioso? Descobrir mais coisas engraçadas e começar a ver, ler, fazer ainda mais coisas.

Harry Potter cresci com ele, sou fã independentemente do tudo o que queiram dizer da J.K. Rowling, dos livros, dos filmes, dos actores, do que queiram. Cresci a acompanhar este mundo e acredito piamente que Hogwarts will always be there for me. É provavelmente a minha primeira panca a sério com coisas destas e não acho que já não tem remédio.

Assim descobri Firefly e me juntei ao grupo dos que imploram por explicações, por mais do que aquele filme que não nos saciou a curiosidade nem as saudades. Aquele genérico ainda soa nos meus ouvidos....

Também por andar nessas páginas fui encontrando muita coisa com uma Police Phone Box, fui-me apercebendo de que seria também alguma coisa que devia conhecer. E aí foi o descalabro. Se a início não conhecia e timidamente perguntei o que raio era aquilo logo de seguida fui apanhada no meio de tanto cruzamento temporal e espacial. And so Doctor Who begins. Aproveitei o verão antes dos 50 anos e num mês vi as temporadas recentes todas - e cada vez que penso nisto vejo o ritmo alucinante a que vi aquilo, mas enfim! Esta ficou uma paixão ainda mais forte do que as outras e se durar outros 50 anos - it will - continuarei firme à espera de cada Doctor regenerado, cada Dalek perdido, cada novo companion, cada nova aventura. (Até só por este bocadinho nota-se um bocado a panca mas é perfeitamente saudável.)

Também Sherlock já está na lista de esperas - estes períodos entre temporadas matam uma pessoa. Série genial, muito bem adaptada, muito fiel ao tipo de Sherlock que identifico nas histórias que fui lendo. É tão bom passar aquela hora e meia a ver o Bilbo e o Cumberbatch a andarem de um lado para o outro. Sim, porque depois juntar actores em várias coisas é sempre interessante - e quando se fala de coisas britânicas é mais do que certo que vai acontecer. (Doctor Who e Harry Potter ainda vou ter de pegar nisso porque é um caso ridículo)

E isto estou a focar mais em séries e afins porque é o mais fácil de encontrar nestas coisas e também porque livros não falham no meu dia a dia e nem poderão falhar nunca. Ainda não li os Sagan, mas tenho dois em casa na lista, já li alguns de Verne (são muitos não dá para ler tudo em tempo útil que a dimensão da minha lista a ler é exponencial), ainda não li nem vi Martin - mas estou a caminho disso, adoro Lovecraft e de vez em quando tenho de ler qualquer coisa, gosto imenso de ver a Teoria d Big Bang e mato-me a rir mesmo com episódios que já vi 7 vezes, desde há uns tempos para cá que acompanho a Marvel mais a sério, ver os filmezinhos todos - com as devidas fases que isto é tudo muito organizadinho - seguir Agents of S.H.I.E.L.D., ler os comics que vão saindo e ver em que pé é que estamos porque milhentas coisas acontecem. Sei lá... E isto são só as coisas que me lembro assim de chapa.

O que é o mundo nerd e o que é que abrange? TUDO!

E o mal é esse. Eu falei de várias coisas e se quisesse falar de mais ou olhava para o lado e via os meus livros ou ia à minha lista de séries on going e falava de meia dúzia ou podia ir às milhentas páginas que acompanho com estas coisas todas.

Eu vejo, acompanho, leio, faço aquelas coisas que me dão gozo e que me parecem ser giras. Não tenho culpa que me entusiasme com as histórias. Ou que só agora tenha entrado num mundo onde descubro estas coisas. Sim, só li os Senhor dos Anéis aos 20 anos mas em compensação ainda nem sequer vi o Bambi - coisa que também está para ser tratada nas proximidades, antes que me comecem a bater.

Há coisas que uma pessoa tem de fazer para fazer parte deste mundo e não ser esmagada com as críticas dos amigos nerds - sim, porque quando era uma nerd solitária não havia cá disto! Mas verdade seja dita que é bom: se é bom discutimos o quão bom é, se é mau esmiuçamos até ao tutano toda a podridão que tinha, se discordamos então é o descalabro. Mas eu gosto!

Ainda me falta muito caminho a percorrer mas acho que estou no bom caminho. E no fundo tudo se resume de uma forma simples:








Sem comentários:

Enviar um comentário