segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[leituras] Lord of the Rings




Pois que ainda nunca tinha acontecido. E custou. Mas foi. Depois de ter lido o Hobbit aqui há uns tempos estava na altura de pegar na tão afamada trilogia.

Vi os filmes há já 3 aninhos, mais ou menos, mas gostei imenso daquilo e verdade seja dita, os livros têm sempre tanto para nos dar, muito mais do que os filmes na maior parte das vezes. Eu prefiro ler primeiro e ver os filmes / adaptações depois mas neste caso não me fez muita confusão.

A curiosidade era muita e embora esta história seja muito conhecida e falada em tudo quanto é sítio o que ainda me aliciava mais e queria realmente experimentar era a escrita de Tolkien (e entrar em Middle Earth, é mais um daqueles sítios mágicos que gostaríamos de visitar um dia!).

E não houve desilusões: gostei imenso dos livros e gostei imenso da escrita. São três livros, cada um dividido em dois mas como enquanto os lia fui tirando notas mas não escrevendo realmente as coisas todas que queria dizer optei por este apanhado geral dos três (seis).

Isto dito: demorei demasiado tempo a ler isto! Tenho imensa pena de não pegado nisto quando ainda andava na escola, ia adorar ter lido isto e andar a fazer parte destas aventuras todas. Ainda que mesmo assim tenho gostado imenso na mesma!

Embora eu consiga perceber o ponto de quem não acha grande piada a esta trilogia ("Isto são três livros a dizer-nos que um grupo inter-especies anda de um sitio para outro para deitar um anel fora") mesmo só sabendo os contornos básicos nunca consegui concordar e agora vejo bem que nunca na vida seria uma descrição adequada. 

No Hobbit temos - à parte de termos o Gollum que é simplesmente genial - a descoberta de um anel, O anel! Bilbo ainda "jovem" nas suas aventuras inesperadas arrancadas à base da força por Galdalf. Aqui temos esse mesmo Bilbo já velhote, já a precisar de descanso e não de mais problemas e preocupações como é sempre o propósito do anel. Passa então a pasta para o sobrinho, Frodo Baggins que será o portador do anel até ao fim desta aventura.

Mais uma vez temos pacatos hobbits a deixarem os seus buracos tão simpáticos para irem a terras desconhecidas e bem afamadas de perigosas. Mesmo com toda a beleza que se encontra pelo caminho a jornada não é de todo fácil.

Mas houve duas coisas que gostei especialmente em tudo este enredo: o grupo que se formou e a evolução da escrita ao longo de tudo.

Primeiro o grupo: 9 seres, Gandalf, Merry, Pippin, Sam, Frodo, Boromir, Aragorn, Legolas e Gimli. Grupos mais estranho e misto não poderia haver - pelo menos em espécie e feitio, porque em género o dado está um bocado viciado. Achei mesmo curioso perceber como iria evoluir aquela jornada toda com 9 marmanjos, e que marmanjos. E nada bate a amizade de Legolas e Gimli, é só genuinamente brilhante, faz sentido, é bonita, é engraçada, é uma verdadeira amizade que só fica ali bem!

Em segundo: os cenários são completamente diferentes no início e fim dos livros. Começamos no Shire com os campos verdes, os buracos dos hobbits todos acolhedores e que dão vontade de dormir uma bela duma sesta e ler um livro e beber um chá, tudo isto enquanto olhamos pela janela e vemos um bela paisagem lá fora. No fim estamos confrontados com ruína e com o olho de Mordor, tudo negro, nada cresce, nada vive, apenas o olho. São ambientes em extremos opostos e o que me faz referir isto é a diferença que fui notando na própria escrita. Conforme ia lendo ia notando que a escrita era mais densa, mais negra, mais rígida. Involuntariamente senti-me mais soturna, mais envolvida na história ainda do que doutra forma. Sem dúvida que esta escrita me convenceu, super simples, super calma mas que nos dá uma dimensão dentro da história que poucas conseguem fazer.

Resumindo! Hei-de reler isto daqui a uns tempos, e nas proximidades terei de rever os filmes. E não tarda tenho de ler o Silmarillion, mas isso já fui avisada que é leitura para férias por isso ou lá para o natal ou fevereiro.

Até lá, deixo a Terra Média e vou pregar para outra freguesia!






4 comentários:

  1. Silmarillion! Silmarillion! Silmarillion!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu és awesome o suficiente para me emprestar a tua edição fixe! Christmas I hear,? Ok, thanks, you're the best :D

      Eliminar
  2. Qualquer dia, daqui a pouco tempo, sou eu :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata disso! Acho que vais gostar imenso! É mesmo awesome de ler!

      Eliminar