segunda-feira, 25 de maio de 2015

[leituras] Batman - Asilo Arkham


Título: Batman - Asilo Arkham
Argumento: Grant Morrison
Desenhos: Dave McKean
Páginas: 120
Ano: 1989

Eu sou apaixonada por livros. É um amor incondicional que não irei deixar durante o resto da minha vida. Mas há livros e livros, não é? Há livros que sim senhor são muito porreiros, há livros que são muito bons, há livros que são muito maus, há livros que são absolutamente neutros e há outros que são absolutas paixões seja qual for o ângulo por que olhe para eles. É nesta última categoria que se enquadra este Asilo.

As ilustrações de McKean são das coisas mais fabulosas que já vi. São lindíssimas, muito trabalhadas, interessantes, diferentes, com cores absolutamente fantásticas e bem ligadas umas com as outras. Os cenários são ridiculamente bonitos, misteriosos e obscuros sem abusar da cor preta ao longo da história, antes pelo contrário. Há imensa cor, há imensos jogos de cor, há passagem de figura para figura apenas com a mudança de cor, eu nem sei, é demasiado bom para que uma mente pequena como a minha consiga atingir sequer níveis para falar devidamente dela. Eu com livros ilustrados por este senhor não quero saber do argumento, eu perco-me completamente naquelas imagens e pouco mais me interessa do que isso.

Claro que este menino tem coisas como este livro, livros com o Gaiman, não são propriamente coisas que não interessem ou que não se perca muito quando ignoramos o argumento. E eu acabo por ler e ver o brilhantismo para além da parte visual mas McKean é meio caminho andado para que eu fique interessada e presa a um livro.

Este livro é um perigo, passar de uma página para a seguinte é um dilema. Não acabar o livro e voltar a lê-lo logo de seguida é outro. Este livro é demasiado bonito e interessante para que não o leia e releia e mime e dê todo o carinho do mundo e veja todos os pormenores, absorva todas as cores e saiba cada página de cor para o poder ler mentalmente. 

Exagero? Sim, talvez, mas o raio do livro conquistou-me mesmo. Argumento, vá lá, que o Morrison também trabalhou bastante bem. O Batman é sempre um tipo meio chateado com a vida, com uma postura muito rígida e uma relação especialmente interessante com os vilões que o chateiam, com grande ênfase no grande Joker.

Juntar todos num asilo é uma ideia curiosa e mais acertada do que a início se podia julgar. Eu acho que qualquer pessoa no meio de malucos fica maluca e o Batman não é a pessoa / morcego mas escorreito do bando.

A dinâmica "de grupo" que se cria é bem explorada e joga bem com as várias personalidades que estão ali juntas.

Sem dúvida que adorei o livro e que vou reler não tarda muito. Este e mais uns poucos do McKean que desta vez apercebi-me com muita força do fascínio que tenho pelo seu trabalho.


2 comentários:

  1. Tenho mesmo que ler isto nas proximidades, não é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You do, é realmente bom. Gostei imenso da história a jogar com as loucuras todas - Joker, ftw - e as ilustrações são McKean, não falha! Mas até é capaz de ter sido as ilustrações dele que gostei mais!

      Eliminar