segunda-feira, 11 de maio de 2015

[leituras] Salazar - Agora, na hora da sua morte

Título: Salazar - Agora, na hora da sua morte
Autor: João Paulo Cotrim, Miguel Rocha
Páginas: 204
Ano: 2006

João Paulo Cotrim era um nome que não me dizia nada. Já no caso de Miguel Rocha não sou estreante. Infelizmente não fiquei - nada - fã de Vida numa Colher [Beterraba]. Para mim não resultou.

Mas algumas das coisas que não gostei aí aqui resultaram bem. Neste caso as ilustrações meio desfocadas, pouco nítidas, em estilo quase lembrado funcionam às mil maravilhas. Foi uma coisa que não me conquistou de todo no outro livro mas aqui achei que encaixava no estilo de história a contar.

O livro na parte de argumento podia estar mais desenvolvido. Gosto do que está feito, gosto do ambiente que é criado, gosto da maneira como contam a história, tenho é pena que a contem de forma tão superficial e com pouco sumo. Salazar foi um homem com muita coisa às costas, boas e más, muita coisa aconteceu com ele e por ele. Aqui ficamos com pouco mais do que a ideia de que foi uma criança estranha, foi chamado para uma Lisboa que não gostava, viveu interessado em mulheres sem nunca ter grande coisa em concreto e caiu de uma cadeira.

É uma ideia boa, que pensei ser diferente. As ilustrações são lindíssimas, as cores escuras enquadram-se maravilhosamente no ambiente quase etéreo que consegue criar mas ainda assim sabe a pouco. Ficamos só com uma imagem soturna, com uma ideia de uma homem mais deprimido e triste do que outra coisa, sem sequer termos explicação do porquê.

Eu gostei do livro, gostei imenso da ideia e da forma de tratarem a coisa, queria era que fosse feito de outra forma, mais a fundo, mais desenvolvido, não assim a seco como se não houvesse mais nada de interessante.

Ainda assim é um bom livro para pegar e ler. É um estilo diferente do que anda por aí e lê-se muito bem. Dá vontade de ir ver mais umas coisinhas de história, o que não é mal nenhum...

Sem comentários:

Enviar um comentário