segunda-feira, 23 de março de 2015

[leituras] Grandes Aventuras de um Pequeno Herói


Título: Grandes Aventuras de um Pequeno Herói
Autor: Natália Correia
Páginas: 105
Ano: 1946

Mais um dos livros da tal colecção de fac-simile e mais um que dá gosto de ler só pela edição. As páginas amareladas, as letras meio apagadas, as poucas imagens e mesmo o aspecto geral é qualquer coisa de bonita e que ainda faz com que a leitura seja melhor, tem um gostinho especial.

Eu tenho curiosidade pela escrita de Natália Correia, do muito pouco que sei foi uma mulher de garra, um carácter muito forte e que sempre lutou pelos seus ideais.

Olhando para algumas coisas aprendi entretanto que foi uma das fundadoras (com Saramago lá pelo meio) da Frente Nacional para a Defesa da Cultura. Abençoados! 

Mas bem, o livro! Pelas listas que vi da obra de Natália Correia este foi o primeiro livro a ser publicado e não é o tipo de livros pelo qual é conhecida. Aqui temos uma história infantil, puramente bonita como há muito não lia. Porque ok, podemos ler livros infantis com mensagens todas fofinhas, possivelmente ilustrações de arrancar "ooohhhh" às almas mais ressequidas mas a história ser bonita - não é fofinha ou coisas afins - não é assim tão comum quanto isso (não que ande a ler assim tanti livro infantil como isso).

Eu ao ler o livro dei por mim com um sorriso nos lábios de tamanha bondade, ingenuidade, fofice, sei lá, tanta coisa bonita que não se vê todos os dias, infelizmente.

Temos um pequeno rapaz, o Raul, que vive numa terra governada pelo Rei Tirano. Ao ver a diferença de posses entre o Rei, que esbanjava tudo sem se mexer, todos os dias, e o povo a trabalhar horas sem fim e ainda assim com fome decidiu que teria de fazer alguma coisa para combater essa situação desigual.

Depois de se aconselhar com o seu amigo, o grande e velho Castanheiro, percebeu que era sua missão mudar as coisas, fazer uma grande viagem em que recolheria ajuda de todos os elementos para ter força suficiente para combater o Rei. É uma viagem cheia de perigos e surpresas de tal maneira que só uma criança a faria, e só a criança certa, o pequeno Raul.

Envolvi-me completamente nesta história, fiz uma óptima viagem por terras fantasiadas, descrita num texto bonito (com alguns pontos aqui e ali mais literários que dão um tom bonito e sério ao mesmo tempo). Enfim, a escrita deixou-me rendida. Sei que aqui temos uma obra infantil e que o reisto é completamente diferente mas ainda assim fica uma boa ideia de que esta escrita terá muito para me oferecer, um livro mais tarde.

Eu que esperava ler uma coisa mais gritante dei por mim a ler dos livros mais bonitos e engraçados do ano, provavelmente. Ainda terei de pegar em mais Natália Correia, alguma coisa já mais forte e hardcore como a autora.

  




2 comentários:

  1. Interesting... A ver se leio nas proximidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lês num instante e é mega adorável. Ia a contar com uma coisa e saiu-me outra completamente diferente mas foi uma óptima experiência, acho que também vais gostar! :)

      Eliminar