sexta-feira, 20 de março de 2015

[cinema] Anabelle

Título: Annabelle
Argumento: Gary Dauberman
Realização: John R. Leonetti
Elenco:  Ward Horton, Annabelle Wallis, Alfre Woodard
Duração: 99 min
Ano: 2014

Trailer

Comecemos pela forma como ouço falar deste filme: "Ah, este filme fez com que pessoas tivessem ataques cardíacos." ou "É dos piores filmes que podes ver antes de ires dormir. Aquilo é mesmo muito assustador.". Bem, tive de tirar as teimas não é verdade, e sim a minha altura preferida para ver filmes é antes de dormir, não ia mudar isso por qualquer filme. Mas vá, não tive insónias nem pesadelos (não sei se ajuda para o caso nunca ter tido pesadelos mas enfim).

Engraçado é que no meio disto tudo o tema já não vem deste filme. Para começar este filme é uma continuação do que foi feito no The Conjuring - a ver nas proximidades - mas já vi mais do que um com estas bonecas estranhas e assustadoras e podem ter a certeza que em casa minha estas pequeninas não entram. Geralmente são consideradas como peças de museu, quase, caras como o raio e muitas delas ainda têm aquele ar assustador que me impossibilitaria de entrar numa divisão da casa assim que o Sol deixasse de se ver. Não vou deixar que uma boneca de porcelana e roupinhas acetinadas faça esse tipo de coisas na minha própria casa.

Há muitas queixas de que este filme rouba as partes boas de outros filmes as junta e causa impacto apenas por isso. Sinceramente não sei, é possível, não tenho visto assim tantos filmes de terror recentes quanto isso mas ainda assim eu gostei disto. É o tipo de filme de terror muito à base de susto mas há pelo menos uma cena  que não é assim (quando ela está no elevador a tentar subir e o raio do elevador não sai do sítio, abrindo a porta sempre para o mesmo corredor creepy com o cornudo ao fundo) e sim senhor, está bem feita, está assustadoras, atrerrorizante, o que quiserem! Eu a ver aquilo repensei a minha vida.

Mas se há coisa que este filme acaba por abordar e que dá um nó em algum lado dentro da minha pessoa é a história de ter um bebé assombrado. É tudo muito engraçado mas a última coisa em que eu quero pensar quando olho para um bebé é o tipo de demónio que pode trazer agarrado. Não acho mesmo que seja uma boa ideia, de todo, uma altura tão bonita na vida das pessoas e TUMBA agora estás assombrado e não vais ter sossego. É que se a assombração ficasse num quartinho, mexesse umas correntes de vez em quando e aquelas coisas de fantasmas era uma coisa, agora andar atrás de almas e chatear as pessoas a toda a hora com acidentes e desaparecimentos e chifrudos no meio do escuro, não contem comigo para isso.

Parando de divagar por um bocadinho: eu gostei do filme, está interessante, tem cenas bastante estranhas e aterrorizantes, a boneca também está bem escolhida que, verdade seja dita, ninguém no seu perfeito juízo poderia acreditar que aquela tipa NÃO estava possuída por uma tralha qualquer.

O melhor deste filme? Acabar com a nota de que a verdadeira Annabelle existe, está num museu de um casal que dedicou a sua vida a fenómenos paranormais e que para andar controlada é benzida duas vezes por semana por um padre. Só assim para as pessoas não ficarem com ideias de que isto é mais do que um filme.

A verdadeira boneca é ligeiramente menos estranha mas isso não é necessariamente bom!

O que é certo é que este filme foi metido nos píncaros do terror dos últimos tempos, seja pelas pessoas terem ataques nas salas de cinema enquanto o viam seja pela componente "real" que acaba por ter.

Resumindo: nada de bonecas, nada de demónios e se calhar um frasquinho de água benta ou uma coisa qualquer debaixo da almofada não é má ideia.

Sem comentários:

Enviar um comentário