quarta-feira, 18 de março de 2015

[leituras] Hawk


Título: Hawk

Argumento: André Oliveira
Ilustrações: Osvaldo Medina, Inês Falcão Ferreira
Páginas: 78
Ano: 2014

A capa e título deste livro intrigavam-me. Nunca percebi realmente do que se falava nele até o ler mas é daqueles livros que ouço falar, vejo nas prateleiras, tem selo Kingpin e acaba por ficar na ideia. Pela capa, título ou olhadela rápida fica-se sempre na mesma!

Agora li-o e surpreendi-me. Uma boa surpresa devo confessar. Temos um homem metido para si, agorafóbico, com uma relação muito especial com a sua avó que infelizmente já perdeu. No meio da sua vida, de forma completamente aleatória e inesperada aparece-lhe por uma janela aberta uma águia, ou falcão ou gavião que se recusa a sair do seu cantinho improvisado. Ele liga a muita gente, ele tenta de tudo mas o raio do bicho não quer ir embora. É nessa presença obrigada de uma ave que reside toda a história, toda a relação que se consegue estabelecer entre ave e humano, a linha ténue entre ter ou não alguém ao lado. Saber o que é ter e não querer perder mais uma presença na sua vida, por pequena que seja.

Eu li o livro, cheguei ao fim e dei por mim a pensar que estava ali realmente uma obra bem feita. As ilustrações estão bonitas, as situações maravilhosas, o argumento é muito bom. Gosto da ideia e especialmente gosto do que conseguiram fazer com ela. Já vi muita crítica às ilustrações mas sou sincera, não concordo com nenhuma. Para o livro que é, para a história que conta acho que estão bastante boas, com cores interessantes e um bom trabalho final.

Com o tema que aborda e a maneira como o faz era fácil cair em aborrecimento, em cenários depressivos contínuos que só fariam um livro chato e soturno. Aqui não, conseguimos ter um livro que não é uma explosão de alegria mas que não cai no chato, está num equilíbrio estranhamente agradável.

Gostei imenso de ler o livro, merece sem dúvida os prémios que recolheu e estaremos cá para mais coisas destes senhores (alguns que já me deram grandes alegrias literárias).




Sem comentários:

Enviar um comentário