quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

[leituras] Mafalda

Título: Toda a Mafalda - Edição comemorativa dos 50 anos!
Autor: Quino
Tradução: Ricardo Pereira, Maria José Sacadura
Páginas: 600
Ano: 2014

Desde que apanhei um grupinho de amigos que também são leitores assíduos que me de conta que todos tínhamos algum tipo de fascínio especial por tiras. No meu caso a eleita era a moça deste livro: Mafalda. Já li muitas outros de que gosto imenso mas a Mafalda consegue ter um cantinho especial só para ela.

É uma simples rapariga, 6 aninhos apenas, e uma cabeça mais interessante do que muitos adultos que se encontram por aí. Não gosta de sopa, coisa bastante comum, adora os seus amigos e gosta especialmente de tomar conta do seu mundo, sempre doente e a precisar de muito trabalho.

Não sei quando li Mafalda pela primeira vez, sei que antes desta edição - Lindíssima e Maravilhosa - de comemoração dos 50 anos tinha uns 3 ou 4 livros dela, todos lidos inúmeras vezes. E sei que sempre que apanhava mais livros de Mafalda mais queria ler. Acho que haverá poucas tiras que não conheça, principalmente agora depois destas 600 páginas cheias.

A edição faz juz à grandiosidade que esta personagem ganhou ao longo dos anos, com relevo para o autor e para a história que acompanha o desenvolvimento das tiras. Mafalda é reaccionária mas responde ao ambiente que a rodeia e por isso mesmo o enquadramento histórico faz todo o sentido.

Além disso é uma barrigada de Mafalda para que realmente gosta disto. Muitos poderiam dizer que são 600 páginas sempre do mesmo mas estariam muito enganados. Se há coisa que Mafalda consegue é tocar nos mesmos temas mas de maneiras diferentes, e dando sempre mais uma "pancada" num sítio diferente do último.

Se a tudo isto juntarmos o ódio profundo a sopa já temos uma boa aproximação da personagem. Mas não é sozinha e aqui também temos resumos sobre cada uma das personagens que vamos acompanhando: a pequena Liberdade, o sonhador Miguelito, o preguiçoso Felipe, o avarento Manelito, a empertigada Susanita e o pequeno Gui, irmão da Mafalda. Não são muitos mas só com estes pequenos amigos temos uma visão do mundo interessante, "pelos olhos de criança" que é a maneira mais pura de ver as coisas.

No fim disto tudo só posso garantir que mesmo depois de 600 páginas não me cansei, vai ficar a ser um livro que de vez em quando agarro para ler mais umas tiras. Não me canso de MAfalda e quem sabe não fico um bocadinho mais como ela?

2 comentários:

  1. Tenho que ler! Sempre gostei desta personagem, mas nunca li muitas tiras... As poucas que li fascinaram-me, no entanto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É humor inteligente e interventivo. Nada de demasiado chocante mas com a sua dose de picardia, hás-de apreciar.

      Eliminar