quarta-feira, 27 de maio de 2015

[leitura] Mr. Natural


Título: Mr. Natural
Autor: Robert Crumb
Páginas:  128
Ano: 1995

O Sr. meu namorado comentou há pouco tempo numa livraria o engraçado que era nós chegarmos a uma estante de BD e conhecermos praticamente tudo. Dá-me um gozo bastante grande olhar para aqueles livros todos e ou já os ter lido o conhecer o autor, conhecer outras obras e armar-me um bocadinho ao pingarelho, mesmo que seja de mim para mim.

Este Crumb não é um tipo pequeno embora o nome dele seja quase o do livro de BD mais pequeno que já li (muahahah!). Para primeira vez o Mr. Natural fez um óptimo trabalho e deu-me boas perspectivas da obra do senhor.

Este livro é uma junção de tanta coisa que nem sei bem como o caracterizar. É divertido, é interessante, é crítico, é incisivo, é demasiada coisa junta especialmente se tivermos em conta que na base disto tudo há uma personagem apenas que consegue dar conta do recado. Mr. Natural, que realmente gosta muito de andar au naturel, seja lá quando for e porquê (até porque não há problemas, a barba tapa tudo - às vezes!).

Muito crítico, muito refilão, muito aldrabão, diga-se também, é uma personagem muito divertida e que não nos deixa aborrecidos em parte nenhuma da história. Nunca se sabe o que vai sair daquela cabeça careca mas geralmente há uma regra fixa: não há-de ser nada de bom!

É um livro que se lê num instantinho e que acaba por ser muito interessante - especialmente se lermos isto realmente com olhos de ver e não só umas olhadelas superficiais - com uma das personagens mais impensáveis que já apanhei mas também uma que me conquistou muito rapidamente!

Mr. Crumb ficou na lista de a investigar. E mesmo o Mr. Natural, há mais coisas do que está neste livro (Levoir, obrigada!) e pelos vistos algumas mais... picantes, vá! Ainda hei-de investigar!

2 comentários: