segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Balada Assassina - O coração de Telenko



Título: Balada Assassina - O coração de Telenko
Autor: Philippe Tome; Ralph Meyer


Infelizmente uma das coisas que menos gosto de ler é português abrasileirado. Calha que muitas das BD que leio - muitas por via das abençoadas BLX - acabam por vir em brasileiro.

Num bocadinho perto de uma biblioteca e sem nada para fazer - ou vontade -  acabei por me sentar a ler coisinhas pequenas e rápidas e este foi o primeiro livro que li.

Primeiro: fiquei fã da arte de Meyer, gostei da maneira como adaptou o drama todo da história a imagens deprimentes, uma maneira de transmitir até só pelo que vemos grande parte da história. A parte colorida fez-me lembrar um pouco o estilo de Sin City se bem que nem se compara (Frank Miller não deixa!). Se a mim por vezes é o aspecto da ilustração que e chama muito a uma BD nesta também foi um grande motivo de escolha.

Já a história mostra-nos um homem, homem esse com uma vida miserável. Emprego chato, vida chata, mulher chata, nada se aproveita. Fez-me lembrar um pouco um livro que li há uns tempos Pano Cru (editado pela Polvo) na mesma miséria de vida.

É óbvio que premissas destas nunca levam a bom fim - aqui não foi excepção - mas gostei das voltas antes desse momento chegar. Não é nenhum livro genial e maravilhoso mas está bem feito e torna-se interessante de ver onde é que aquilo pode chegar.

Conseguiu chamar a minha atenção, embora sem grande força, e eventualmente ainda pegarei em mais coisas dos autores a ver se me conquistam.

3 comentários:

  1. Então e qual é a história? Isto é daquelas coisas estranhas que tu gostas de ler?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kinda, yes xD A história não é mais o que aquilo que aí está: vida miserável, gajo a passar-se da cabeça por não ter nada na vida, descobre que tudo está errado e lhe mentem e a vida é má e o mundo é injusto e cruel! A base é essa!

      Eliminar
    2. Coitado, iludido :p A vida é má e o mundo injusto e cruel!

      Eliminar