quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Batman - Cidade Destroçada


Título: Batman - Cidade Destroçada
Autor: Brian Azzarello; Eduardo Risso


Venho a notar uma certa tendência para gostar das coisas do Azzarello. Não que a experiência seja assim tanta que me diga uma fã mas o nome já começa a ser mais de meio caminho andado para pegar num livro.

Neste caso específico fiquei bastante contente com o livro. O Batman é um super herói porreiro e os livros costumam ser engraçados mas este acabou por ser diferente do que estava a contar. Não tem as típicas histórias que costumam encher estas coisas em que temos um vilão a arrasar uma cidade ou a conquistar o mundo ou seja lá o que for. Aqui temos um policial, assim com ares de negrura que o Batman não é propriamente um tipo colorido e isso para mim acabou por fazer valer ainda mais o livro.

Ponto 5 estrelas completas: o humor!

Humor semi-negro, com piadas que me fizeram controlar o riso em locais públicos. Mas sempre de forma subtil, atenção:

"Vamos lá falar!"
"Dá-me uma boa razão!"
"Porque ainda tens os dentes de baixo!"

Tem também a história do dia da morte dos pais do moço, provavelmente o órfão mais conhecido e gozado de sempre, coisa que confesso só conhecia muito superficialmente e ali conseguiu dar-me algumas ânsias!

Se não chegasse tudo isto ainda temos os vilões, os meus queridos amigos: seja Pinguim, seja Fatman e Little Boy (nomes estes que me fizeram saltar um bocadinho porque só os conhecia de outras áreas que não a literatura!) entre mais uns quantos, anda tudo por cá.

Mas nunca na vida que para eu gostar tanto de um livro do Batman poderia estar sozinho e sem o maior vilão: my good friend Joker himself! Preso e a gozar completamente com o Batman. Eu a rir! E toda a gente a delirar porque é uma personagem absolutamente genial! Desculpa lá, Batman!

Sem comentários:

Enviar um comentário