sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

[séries] American Horror Story


Título: American Horror Story
Criador: Brad Falchuk, Ryan Murphy 
Duração do episódio: 60 min
Ano: 2011 -


Sou fã incondicional de séries e de vez em quando aparecem umas que fazem saltar o Tico e o Teco. Quando descobri esta American Horror Story nunca pensei que fosse tão boa. Achei que dentro do horror fosse cair em facilitismo ou em repetição. Não podia estar mais enganada. Depois de quatro temporadas a acompanhar continuo super entusiasmada à espera da próxima e das reviravoltas que ainda vai trazer.

Senão vejamos: esta é uma série diferente das outras, cada temporada é diferente das restantes, não segue um fio condutor (embora as ligações entre elas estejam a começar a ser reveladas). Na primeira temporada temos uma casa assombrada, na segunda um asilo, na terceira bruxas e na quarta freaks!

(Alguém fez um trabalho muito bom a falar desta série e meio por preguiça meio por reconhecer mérito aqui vai fica o link)

A primeira temporada vi de rajada e a partir daí comecei a acompanhar de forma fiel. Até agora não há uma que não tenha gostado. As personagens que se repetem e reinventam e que de alguma maneira hão de estar relacionadas acabam por só aumentar o ar estranho e curioso que a série tem.

Esta última - Freak Show - começou a ligar as histórias, a mostrar como é que temos personagens repetidas de temporada para temporada. Não faço ideia de como tencionam avançar com isto numa nova temporada, que aguardo ansiosamente que comece a ser divulgada, com mais conteúdo à mistura e a arranjar fio condutor.

Mas se há série que se consegue reinventar e inovar é esta. Senti que estes Freaks podiam ter sido mais assombrosos do que foram, houve momentos assustadores, estranhos, verdadeiramente dignos de freaks mas sinceramente esperava mais. Na terceira temporada, com uma casa cheia de bruxas, houve momentos muito mas mesmo muito assustadores. Momentos em que eu que me costumo rir perdidamente e que fiquei caladinha, sossegadinha e encolhida debaixo dos lençóis a agradecer por aquilo ser simplesmente uma série. Aí sim, pensei por várias vezes na qualidade que esta série tem e na capacidade que tem de fazer com que alguém fique aterrorizado com uma simples imagem. Nem precisava ser aquele susto de surpresa ou inesperado, não, era uma imagem, parada e de tal forma estranha que fazia arrepiar os pelinhos mais pequeninos da nuca.

Aqui senti que perderam um pouca esse dom. Não me lembro de ter sentido isso durante toda a temporada mas teve outros pontos fortes. Em especial gosto de salientar a qualidade dos actores que aparecem nesta brincadeira. Parecendo que não muitos repetem-se há 4 temporadas e vamos-lhe vendo várias caras, várias condições e várias personalidades. A capacidade que têm de se adaptarem é fabulosa e sem dúvida que neste ponto há duas grandes estrelas a serem debatidas: Jessica Lange e Sarah Paulson. 

A primeira é uma actriz daquelas que já subiu ao patamar de deusa. O tipo de personagem que fez ao longo das temporadas foi praticamente sempre o mesmo: badass bitch! Não sei pô-lo de outra maneira. Carácter muito forte, incisiva e sempre com um estilo incomparável. Já no caso de Sarah Paulson as personagens têm sido mais variadas mas merece o mérito de ter interpretado duas personagens ao mesmo tempo, gémeas, com o mesmo corpo e ainda assim sabíamos perfeitamente quem era quem. Verdade seja dita que depois de ser fã de Orphan Black e de Tatiana Maslany (uma série em que este actriz maravilhosa interpreta, até agora, uns 10 clones e é impressionante a qualidade com que cada uma das personagens está construída e trabalhada!) o trabalho aqui feito não me pareceu assim tão assombroso. Por comparação, entenda-se. 
Mas claro que não são só estas duas a ter o mérito, não podia passar sem referir o nome de Kathy Bates, outra monstra disto tudo. Frances Conroy, que tem vindo a ter papéis mais pequenos e que vão passando despercebidos mas é fenomenal sempre que aparece. Angela Basset, de quem podia dizer o mesmo que da Lange, só muda a cor. E depois actores mais novos e que estão a começar bastante bem como Evan Peters, Lily Rabe ou Emma Roberts.

Sinceramente não faço ideia do que poderá aparecer agora numa quinta temporada. Já falaram de tanta coisa e tão creepy que não sei. Este Freak Show quando foi anunciado foi apresentado como "talvez demasiado assustador". Eu não achei e fiquei com vontade de mais, de mais daquele terror que encontrei na terceira temporada. Não sei se agora virão viagens no tempo ou uma revolução num cenário perfeitamente banal mas sei que estou curiosa. Ainda muita coisa há-de ser feita por estes senhores e eu cá estarei à espera.


4 comentários:

  1. A minha teoria é que vão fazer sequela a alguma das temporadas. Tipo Asylum 2. É só avançar uns anos e ver como a coisa evolui :p

    Bem, não é uma teoria, é mais um "gostava de ver isso acontecer um dia"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso era do caraças por acaso. É que não sei se estarem a lançar uma nova temporada num cenário diferente vai conseguir bater a loucura destas e começa a meter muita coisa para conciliar!

      A não ser que comecem a juntar ... ... ... Muahahahahah

      Eliminar
    2. "American Horror Story 23 - Murder Freak Coven Asylum"

      Eliminar
    3. Ok, agora quero isso! Muito! Com muita força!

      Eliminar