quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

[leituras] Mythology



Título: Mythology
Autor: Alex Ross
Páginas: 288
Ano: 2003

Depois de ler Marvels avisei logo que tinha ficado muito fã do que tinha visto, bem mais do que do que tinha lido. Como não podia deixar de ser fui logo investigar que mais é que podia ler para conhecer mais deste senhor Alex Ross que tanto gosto me tinha dado com as suas ilustrações. Foi assim que descobri este livro magnífico: Mythology. O título é bom o conteúdo ainda é melhor.

Sei que eu por um lado apreciei imenso o livro de forma um pouco amadora nestas andanças. Embora goste e acompanhe os universos de super herois ainda sou muito verdinha nestas coisas. Aqui há um grande foco mas personagens mais emblemáticas da DC, principalmente Superman, Batman e Wonder Woman mas aparecem muito outros, muitos confesso nunca tinha ouvido falar.

E o mais engraçado no meio disto tudo é que fui aprendendo mais coisas do universo DC pela perspectiva deste Alex Ross e do seu geek'ismo mais puro! Ver um pouco de como funciona a mente de um tipo destes é fascinante. A maneira como desde novo conseguia visualizar as coisas de forma diferente, as adaptações que sentia que tinha de fazer, a direcção em que levou a sua formação para conseguir atingir os objectivos da melhor maneira possível, tudo isto me mostrou um homem muito determinado, muito talentoso mas muito trabalhador e é sem dúvida aí que temos o segredo da obra maravilhosa que vi dele.

Os desenhos que faz são absolutamente lindíssimos, ver muitas das vezes as versões originais, de comics antigos e o remake deste senhor é qualquer coisa digna de nota! Versões mais realistas, quase como se de fotografias se tratasse, mas muito fieis a mesma essência que se transmitia no original. São trabalhos com muito detalhe, com muito cuidado e sem dúvida que isso se nota.

Ver um livro e dizer que sim senhor, tem desenhos muito bons é uma coisa, ver o empenho, a dedicação e o trabalho que está por detrás daquilo tudo acaba por dar muito mais valor a um novo livro que vá ler. Dá-nos a real sensação de que não é uma coisa que aconteça de um dia para o outro, há muito trabalho, envolvimento, comunicação para que tudo aconteça e da melhor maneira possível. É interessante ver, por exemplo, pessoas à volta de Ross a tirar fotos nas posições precisas para um determinada trabalho e depois ver como é que ele acabou por desenhar aquilo. É surpreendentemente bonito e interessante. É um trabalho pormenorizado e sinceramente, falando pela minha experiência própria, que dá muitos resultados no fim. Eu li um livro com este senhor - pelo menos acho que só li um - e fiquei encantada, decidi-me rapidamente a querer mais. É uma prova irrefutável de que o talento é uma coisa gira que dá jeito mas o trabalho e o empenho nas coisas é que fazem realmente a diferença.

Do livro apanhei imensas coisas giras para ir investigar assim como livros deste senhor que terei de ler. Ganhou uma fã, sem dúvida e a continuar com este tipo de ilustrações uma que será muito, muito fiel!

2 comentários:

  1. Agora é arranjar coisas dele para ler (ou ver!), non é? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Vou andar atrás do trabalho deste senhor! Fiquei fã :)

      Acho que me vais dar razão!

      Eliminar