segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

[leituras] The Lorax



Título: The Lorax
Autor: Dr. Seuss
Páginas: 72
Ano: 1971

Mais um Dr. Seuss, tem de ser, e desta vez mais um que se associa, pelo menos de nome, a este mundo estranho em que ando a passear.

Aqui apanhei uma história diferente do que já li. Aqui vi realmente uma história de crianças como as que mais estamos habituados a ver: com uma moral, com uma mensagem clara que transmite valores a quem lê.

Neste caso entramos numa terra escura, sem vida onde vive um ser estranho e isolado, Once-ler. Mediante condições muito estranhas e duvidosas podemos entrar em conversa com ele e ele conta o que se passou naquelas terras e qual a história que escondem. Era uma terra cheia de cor e vida, com árvores coloridas, muito bonitas, árvores Truffula, e vários seres vivaços como os Crummies e os Swomee Swans. Com tanta cor que dali saltava para os olhos o SR. Once-ler teve uma ideia: fazer Thneeds, são camisolas, e sapatos, e casacos, e chapéus, tudo numa só peça de roupa. Claro que são feitas com as árvores Truffula o que leva a que o Lorax apareça rapidamente a tentar impedir que as árvores fossem sacrificadas em nome destes Thneeds. A ambição é sempre aquilo que ganha e este caso não foi diferente: mesmo vendo os pequenos seres a ficar sem comida ou sem ar para respirar a fábrica criada era mais importante e os lucros não podiam parar. Foi assim que a vida se foi, a cores também, e a última árvore Truffula foi cortada. A fábrica fechou e ficaram as terras, agora vazias e mortas.

A mensagem é bastante óbvia e para quem vê o início da história e o meio da história repara com bastante clareza na diferença que aquela terra levou. Sabemos perfeitamente que há imensos sítios onde isto acontece, ou aconteceu, mas aqui está uma história simples e auto-explicativa que devia ser mais divulgada.

Uma coisa que não tenho falado e é uma grande falha da minha parte é a parte gráfica. Sem dúvida que faz uma boa parte deste universo e talvez me tenha lembrado mais neste livro porque foi aquele que mais me chamou a atenção a esse nível. Há muito cuidado com as cores, com os desenhos, com um ar curioso e interessante que dá realmente vontade de investigar. Digo que foi neste onde isto realmente me aconteceu porque começa com uma rua escura, tons azuis fortes e rapidamente passamos para um mundo onde os vermelhos os amarelos os verdes e os azuis se cruzam todos para um arco iris completo. O contraste impede qualquer fuga ao Tico e ao Teco.

De qualquer das formas acho que é um ponto a referir, até porque num livro para crianças é uma componente muito forte e tem de passar a mensagem muito por aí.

Recentemente foi lançado um filme do Lorax e agora vou ter de vê-lo nas proximidades. Tem potencial para ser um filme fofinho e engraçado se estiver bem feito. Já vi que quem faz de Lorax é o Danny de Vito e só por isso acho que nem preciso de pensar duas vezes.


2 comentários:

  1. Tanto Seuss andas tu a ler! De uma forma geral, parece-me que aprovas, e estás-me a deixar curioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Decidi-me a ler uns poucos. São histórias pequeninas e até são engraçadas. São coisas muito para putos mas algumas são realmente giras. Experimenta, este Lorax por exemplo é giro.

      Eliminar