segunda-feira, 7 de setembro de 2015

[leituras] Futuro à Janela

Título: Futuro à Janela
Autor: Luís Filipe Silva
Páginas: 152
Ano: 1991

Luís Filipe Silva é um nome que associo com muita força ao meu namorado, seja por contacto real ou por ser um dos autores do melhor livro de sempre - que sim, eu sei, tenho de ler.

Para mim, que o tenho como a pessoa que nas antologias de contos tem uma novela - A Sombra Sobre Lisboa é que tem a culpa - acabei por pegar neste livro agora nas férias. Já estava na hora.

Achei um livro com muito altos e baixos. Começa muito forte, dois contos muito divertidos,  com premissas interessantes e uma escrita muito porreira, mas depois a maior parte dos contos lá pelo meio são mais medianos. As histórias já não são tão curiosas, não aliciam tanto a leitura, não pega tanto. Alguns, principalmente o último já é muito experimental e não resulta lá muito bem.

Agora, esses dois primeiros contos merecem relevo. 

O primeiro é uma pena estar só ali resumido naquelas páginas. Eu quero um livro a explorar aquilo a fundo, é só genial. Basicamente vão buscar personalidades históricas para o nosso mundo. Ver vários tipos importantes, de diferentes épocas e diferentes áreas, em contacto e a aprender como é o novo mundo que agora os rodeia é uma ideia muito boa, ainda por cima apanhando tão bem a soberba e imponência típica dos reis. Um livro disto. A sério!

O segundo é só engraçado e com uma veia muito portuguesa. Olha, chegaram os ET e vêm a fazer exigências e isso tudo... Vêm o quê? Quem? Metam-se com uma mulher de rolo da massa na mão e vão ver para que é que lhes serve a tecnologia avançada ou o intelecto superior. É daqueles textos que dá um gozo enorme de ler, e põe literalmente um sorriso na cara do leitor. Muito bom!

Mas basicamente é isto. Os outros textos pouco me cativaram, pouca história de interesse tinham, embora estivessem bem escritos. Mesmo assim, não tão bem escritos que a leitura embrenhasse e fizesse passar a história para segundo plano.

Eu sei que ainda tenho grandes coisas a ler deste senhor. É só pegar no próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário