quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

[leituras] The Shining



Título: The Shining
Autor: Stephen King
Páginas: 659
Ano: 1977


Há muito tempo que queria ler este livro. Considerado uma obra brilhante deste senhor que já só por si me entusiasma, tinha de ser lida. Agora que mo ofereceram não demorei mais de uma semana a começar a lê-lo e a fascinar-me com  a capacidade que King tem de me surpreender.

Aqui voltei a encontrar o factor paranormal muito presente, algo que por acaso não estava a contar. Temos uma família que vai tomar conta de um hotel durante os meses de inverno, tempo onde se encontra fechado. Mas este é um hotel com muita história, muita gente por lá passou e muitas situações estranhas também aconteceram dentro daquelas paredes.

O pai desta família tem historial de problemas e quem sabe se o frio não mexeria com os circuitos internos deste senhor. A juntar a isto o filho, uma criança sossegada e adorável, tem capacidades estranhas. Consegue ler mentes e comunicar mentalmente com algumas pessoas, com as mesmas capacidades dele.

Claro que as visões do pequeno Danny em conjunto com os circuitos fracos do pai, Jack, e o ambiente estranho do hotel teriam de fazer asneiras. Estamos a falar de cenas brutais e agressivas ao nível do Misery, ou talvez piores em muitos pontos. O único pormenor que me faz gostar mais do Misery para estas coisas é o facto de não ter paranormal envolvido ou seja, aqui há influências externas para o que se vai passando, no Misery é só pura loucura.

Mesmo assim gostei da maneira como o paranormal é tido aqui, a controlar completamente as pessoas, fazê-las agira de forma diferente mas com componentes bastante palpáveis. Ou seja, não são apenas macaquinhos na cabeça de quem lá anda, há realmente materializações, sons, confettis, bebidas e pessoas. O Hotel tem um vida própria e não deixa que ninguém fique indiferente à sua personalidade. Ok, é um livro muito esquizofrénico mas está bem escrito e bem pensado.

Eu gosto de sangue e tripas. King até costuma ser um senhor que quando fornece vísceras humanas até o faz bem. Aqui está um bocadinho exagerado em algumas partes mas confesso que é uma matança que dá gosto de ler. Entre facas, lâminas, marretas tudo serve para dar porrada em alguém. E mais: nunca acreditem que um tipo depois de levar imensa porrada e de ter uma faca cravada nas costas fica quieto! Não fica, ainda se mexe mais porque ficou chateado!

O fim disto não foi nada do que eu estava à espera e embora o meu lado sanguinário não tenha ficado satisfeito até dou de barato e digo que para a quantidade de cacetadas distribuídas naquele hotel é um bom fim e que junta o melhor de dois mundos: um fim semi-agradável com um fim não-completamente-feliz. Já não é mau!

Eu gostei imenso do livro, é uma boa história bem contada com momentos de suspense, de reviravolta, de nojo, de muita coisa. A escrita é de King, eu andei a ler este livro ao mesmo tempo que outro e em altura sem tempo. Em alturas mais livres sem grande coisa para ler isto lê-se que é um sonho. King tem essa magia de escrever coisas interessantes e sem grande peso. Boas histórias, bem contadas e que deslizam que é um sonho. Abençoado!

Logo acabadinha de ler este livro quero ver o filme, um Kubrick ainda por cima, com bastante fama. Vamos ver se faz juz ao livro ou se o consegue melhorar.





2 comentários: