quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

[leituras] A Game of Thrones


Título: A Game of Thrones

Autor: George R.R. Martin
Páginas: 801
Ano: 1996

Isto anda na moda. Muito. Eu não sou grande fã de aderir a modas mas esta moda tem bom ar. E ainda por cima já não por uma ou duas vezes que ouço vozinhas a dizer "Não vês/leste Game of Thrones? Isto tem mesmo a tua cara.". Se tem ou não ainda não sei bem mas o certo é que a curiosidade falou mais alto e tive de pegar nos livros.

Já sei que me estou a meter num buraco sem fim. O Martin sobrevive à base das lágrimas dos fãs. Os livros ainda não saíram todos e o Martin vai gozando connosco. As personagens acabam todas por morrer mais cedo ou mais tarde, não vale a pena apegarmo-nos a alguém. Enfim, não tem ponta por onde se lhe pegue. E eu meto-me nisto.

Mas a verdade é que li o primeiro livro. E já fiquei meio apanhada!

Já dou por mim a comentar as casas e as personagens detestáveis que isto tem. Já fui privada de uma parte do meu coração pela maldade do Martin. Enfim, já sou mais uma. Ainda em doses pequeninas mas já estou no meio da fandom de GoT.

Assim que abri o livro deu-me a impressão de que seria uma leitura boa de se fazer e é bem verdade. A divisão em capítulos dos diferentes pontos de vista tem vantagens e desvantagens mas acaba por dar um ritmo interessante à história, quebrada mas interessante. Permite acompanhar as várias situações e personagens de uma maneira engraçada. A escrita é bastante engraçada, consegue envolver o leitor e contar bem uma história. Envolve de tal maneira que quando temos os momentos de Martin morremos um pouco por dentro, mas enfim.

No meio de tantas guerrinhas, de tantos amores reprimidos e ódios acesos às vezes pensei se estaria a ler coisas de crianças pequeninas. Há crianças pequenas no livro que têm mais cabeça do que os adultos, sempre prontos a sacar da espada porque não sei quem disse o quê. Tudo é uma ameaça pegada ao reino e ao rei e à rainha e aos príncipes e há sempre bodega pelo meio. 

Enfim, com tanta coisa a acontecer há personagens que se destacam pela positiva e outras pela negativa - com sentimentos mais fortes ainda! Senão vejamos: o Tyrion é super badass, brutalíssimo e das personagens mais interessantes e estranhamente inteligentes que se apanha por aí; Arya, ainda não mostrou muito mas tem guerra, é uma Stark na alma e isso nota-se, tenho esperança que fique realmente hardcore e ainda me dê muitas alegrias (antes de morrer já que eventualmente morre tudo); Jon Snow, provavelmente a personagem mais falada, por não saber nada ou não, não sei, mas fala-se muito, parece-me ser uma personagem cheia de potencial para ser muito, muito boa, badass, hardcore, fixíssimo, agora vamos ver se corresponde ou se se acobarda; Daenerys, gostei tanto dela! Tem uma sensibilidade tão inocente e querida mas ao mesmo tempo uma força interior tão forte, estava a adorar tudo na história dela e aqui sim, arrancaram-me o coração, mastigaram um bocadinho, misturaram com erva doce e sangue e voltaram e pôr no sítio. Acho que assim que me lembre foram as personagens que me chamaram mais a atenção pela positiva. 

Pela negativa? Fácil: Cercei, odeio a mulher de morte; Joffrey, coisinha mais chata; Robert Arrys, conseguiu irritar-me mais que o Joffrey, mimadinho e irritante, este espero que esteja na lista dos mortos próximos. Gostei de mais pessoas do que desgostei, pelo menos que me lembre. Que engraçado.

Já sei que ainda tenho umas boas páginas para chegar até onde há história e que muitos morrem. Para o fim deste livro, mesmo depois de estragar a parte da história que estava a suavizar o ambiente e a ser bem construída ao mesmo tempo, foi bom. Gostei do pormenor final e estou curiosa para ver como é que o puseram na série.

Aliás, há muita coisa para a qual estou curiosa na série. Vamos ver. Se calhar só no Verão, até lá ainda leio mais um livro ou dois!

2 comentários:

  1. Melhor opinião que já vi por estes lados... Tenho que ver se também pego nisto em inglês...

    ResponderEliminar
  2. Olha que me cheira que vais apreciar. Aqui acho que se nota muito as perdas na tradução pelo que já temos falado. Eu deixa passar mais um ou dois livros e leio o segundo que agora estou com o bichinho de continuar.

    ResponderEliminar