quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

[leituras] Ready Player One

Título: Ready Player One
Autor: Ernest Cline
Páginas: 374
Ano: 2011

Estamos em 2044. O mundo é agora governada por um "jogo" que se tornou muito mais do que isso: tornou-se a vida das pessoas. Um jogo onde criamos o nosso avatar, a nosso gosto, e podemos fazer tudo o que se faz na vida real. Tanto que há muita gente cuja vida é no jogo e não fora.

Um dos criadores deste jogo - OASIS: Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation - morre e nesse momento envia uma mensagem a todos os utilizadores: escondeu três chaves algures no jogo, que depois de encontradas servirão para chegar a um prémio final. Quem o descobrir ficará com tudo - TUDO - o que ele tinha.

Se há coisa que este livro tem é um apelo gigante a geeks! Ele é filmes, ele é música, ele é jogos, ele é livros, o que se lembrem! Este livro fala disso tudo, com pequenos detalhes aqui e ali escondidos e que são deliciosos de encontrar para quem gosta desta coisas.

E vá lá, é o sonho de qualquer pessoa que goste destes enigmas, e brain games! É um real quest, em que anda-se realmente à procura de pistas e tudo o que se possa imaginar para chegarmos ao "boss" final!

Eu confesso que não me lembro exactamente do que li sobre o livro que me fez querer ler, mas sei que gostei imenso de pegar neste pedaço sacrificado de árvore.

Essencialmente porque é uma história de aventuras, um jogo especialmente desenhado para geeks, com referências e coisas a acontecer que reconhecemos das coisas que gostamos e acompanhamos. É um bom livro para miúdos se eles já forem geeks o suficiente para conhecer os mundos habituais - Tolkien, Star Wars, Star Trek, Doctor Who, ... - porque embora tenha algumas partes mais dramáticas e violentas, os bons livros de aventuras também os têm! Faz parte!

É um livro de aventuras para miúdos um bocadinho mais crescidos. Ou um bocadinho mais precoces.

O certo é que é bom, lê-se muito bem, entretém que é uma coisa ridícula, é interessante, engraçado, e para mim, valeu muito a pena, ainda por cima tendo em conta que muitos dos livros que tenho lido não me têm cativado tanto quanto estava à espera.




Sem comentários:

Enviar um comentário