segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

[leituras] Matadouro Cinco

Título: Matadouro Cinco (Slaughterhouse Five)
Autor: Kurt Vonnegut
Páginas: 223
Ano: 1969

De Vonnegut acho que só li uns contos, numa fase em que andei a descobrir coisas pequenas de autores ditos bons e dos quais ainda não tinha lido nada - ou muito pouco.

E andando pelos mundos literários na internet - Goodreads e afins - há muitas listas por lá espalhadas. E eu sou fã de listas! Resultado: há nomes que se repetem em muitas delas! E este livro é um desses casos!

O livro é um pouco estranho. Temos um personagem principal que anda a viajar no tempo, dentro da sua própria vida, e a ver o que acontece nuns sítios e noutros por onde já passou.

E isso envolve muita coisa: desde abdução por extraterrestres que o mantém como espécime de zoo, à guerra, onde lida com alemães e franceses numa mistura brutal na qual até ele se perde, quanto mais nós.

O livro é todo ele muito entre cortado entre diferentes tempos e espaços, diferentes situações que podem durar meia página, como três ou quatro. É uma maneira curiosa de ver os acontecimentos mas é também muito confusa e não dá alguma coisa para uma pessoa se agarrar no caso de estar perdido.

Mais a mais, é um livro que para além de mostrar muita coisa daquilo que foi a vida deste homem, mostra também aqueles com quem se cruzou, e muitas das vezes que tiveram um papel essencial no que aconteceu ou viria a acontecer. Parece um livro mais cheio do que é, e isso vem destes saltos todos. Ao mesmo tempo é um livro muito visual.

O que me parece é que mais facilmente me interessava e me fascinava ver esta história em cinema do que tanto em livro (desde que a adaptação fosse bem feita).

A história é interessante, mas para além do que já disse, sabemos que não é o contar de uma história no sentido normal. Isso leva a que a parte final do livro é mais do mesmo, não há nada por descobrir, não há nenhum plot para acontecer... Nada... A história está contada, estão só a contar-nos mais alguns pormenores dela.

Não fiquei a maior fã do livro. É um livro interessante, mais pela forma do que pelo conteúdo, mas não é do tipo que mais me cative. Deve haver um filme disto, com o Di Caprio com um ar muito confuso, ou qualquer coisa assim... Tenho de investigar.




Sem comentários:

Enviar um comentário