sexta-feira, 18 de março de 2016

[leituras] Pena e Osso - As Crónicas do Corvo : O Julgamento

Título: Pena e Osso - As Crónicas do Corvo : O Julgamento
Autor: Clem Martini
Páginas: 232
Ano: 2006

Cheguei ao fim de mais uma aventura literária. Depois de uns dois ou três anos com esta colecção na prateleira decidi-me a ler e gostei do que li.

O primeiro e o segundo cativaram-me e este não desiludiu. Aliás, a história é muito seguida e tudo isto funcionava maravilhosamente num livro apenas. Não consigo dizer que gostei mais de um livro ou do outro: eu gostei da história que me contaram, foi em três livros, sim, mas a história foi só uma.

São livros simples mas completos. Têm uma escrita muito clara, óptima para a juventude, mas a história bem lida tem mais do que uma simples trama entre pássaros. Neste terceiro livro chegamos a um confronto mais directo entre dois bandos rivais. Isto enquanto vamos descobrindo detalhes cada vez mais fundos na sociedade que existe entre os Corvos.

Os livros podem ser simples e podem ser juvenis mas dentro desta simplicidade consigo ver uma beleza interessante, e mais do que isso, vejo uma história bem contada e bem construída. E não é tudo rosas: a realidade é posta de forma muito directa, seja com morte, seja com intrigas e mesquinhez. Aliás, qual Martin isto morrem que nem tordos... Ah, que piada tão boa! Enfim, perdoem a minha doidice. Mas é corvos a morrer de doença, a morrer aos bicos e garras de outros corvos, a morrer com mochos, a morrer pelos humanos, enfim, morre-se muito nestes livros.


Afinal estes três livrinhos não são apenas coloridos e ficam bem na prateleira, são uma boa leitura que me deu um gosto especial. Nem sempre as leituras mais eruditas nos interessam ou são a leitura certa para determinada altura. Estes três livros, simples e fáceis de ler como são, foram a leitura certa para agora. Livros rápidos de ler, levezinhos mas que valem a pena!

Sem comentários:

Enviar um comentário