segunda-feira, 14 de março de 2016

[leituras] Pena e Osso - As Crónicas do Corvo : A Revolta

Título: Pena e Osso - As Crónicas do Corvo : A Revolta
Autor: Clem Martini
Páginas: 184
Ano: 2004

Esta colecção é bonita. Cada livro de sua cor, cores fortes, e no conjunto dos três fica um cenário bonito de se ver na estante. Tive de os comprar, não é? O melhor é que enquanto os comprei em feiras do livro - tipo a que está quase sempre na estação do Oriente - já os cheguei a encontrar na Bertrand. A diferença? Nos livros nenhuma, no preço: eu paguei três euros por cada um, na Bertrand custam dezassete. A mesma coisa portanto.

Entretanto já li este livro há uns tempos e agradou-me mas vá-se lá saber porque motivo, acabou por ficar na prateleira com os restantes volumes da colecção a ganhar pó, à espera de mais uma oportunidade!

Agora ficou a fazer parte da lista de 2016 e como tal já comecei. O primeiro já foi, os próximos não demoram a ter o mesmo fim.

O livro é sobre Corvos. Sobre a sua sociedade, os seus costumes, os seus problemas enquanto espécie, enquanto comunidade e depois a própria relação que têm com os humanos. Isto tudo contado pela voz de um deles.

O livro torna-se estupidamente interessante e curioso, num registo juvenil, levezinho e fácil de ler, mas que é mais do que um mero livro para crianças, é mais trabalhado e interessante do que isso. Além do mais a história é-nos contada na primeira pessoa e é posta de tal forma que por vezs não sei bem se me lembrava que a história era sobre corvos, e não sobre humanos, ou se me lembrava a mim mesma que eu não era um corvo. É envolvente.

Mais a mais, não é só uma história, ou seja, não é só por coisas no papel de uma ideia que se teve: é muito mais. Descreve-se bem os costumes dos Corvos, as crenças, os métodos, as bases daquilo que é feito. Está lá tudo. Até como começou o mundo, e os corvos, e os humanos. E como viviam nos primeiros tempos, ainda com a Criadora, e depois como evoluíram as coisas, até aos dias de hoje.

Basicamente, e para não estar aqui com muito mais coisas, a história foca-se numa altura de reunião da família onde o encontro de muitos corvos e as eventualidades inerentes à natureza levam a decisões complicadas de tomar. E as soluções que aparecem podem não ser as melhores, ou podem não ser as piores, não se sabe bem qem deve decidir ou como, e é complicado estar a dividir a família. Enfim, nada que não seja normal, mas agora em versão corvo.

O que quero dizer, no fundo, é que isto podia simplesmente ser um livro sobre corvos, que contava qualquer coisita e pronto. O que encontrei foi um livro muito mais estruturado e completo do que isso. Bem mais do que estava a contar. E isso foi uma bela duma surpresa. Estou bastante curiosa para saber o que têm os restantes volumes mas espero que nada menos do que já se encontra aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário